Confira 5 sugestões de pratos para ceias de final de ano que fogem do convencional

Enquanto uns querem praticidade, outros desejam inovar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Enquanto uns querem praticidade, outros desejam inovar

Nada de chester, peru, pernil, salpicão. A ideia é inovar no cardápio das ceias de Natal e Ano Novo e os pratos tradicionais ficarão de fora da mesa de muitos campo-grandenses. Seja por praticidade, gosto ou ousadia, tem muita sugestão inspiradora para as comidas neste final de ano. Confira 5 pratos que fogem do convencional:

1 – Churrasco

Na família da advogada Kamila Grubert, 31 anos, a tradicional ceia natalina será substituída pelo bom e velho churrasco sul-mato-grossense. “Decidimos nos dar férias da cozinha e colocar os homens para assar carne. É mais prático do que passar o dia todo cozinhando, fazendo tender, peru, chester, e depois ainda ter que se arrumar e ficar com aquela cara de cansada no final. Dá muito trabalho e está bem mais caro”, justifica.

Até o salpicão foi cortado do cardápio. “No máximo, terá uma maionese de batatas”, enfatiza a advogada.

2 – Risoto de carne seca com queijo caipira

Arriscando em um prato mais “gourmetizado”, o funcionário público Adriano Coelho aposta no risoto de carne seca com queijo caipira para a ceia da virada do ano, quando reunirá a família em Rio Verde, no interior de Mato Grosso do Sul. Ele vai aproveitar a ocasião para sair do trivial e ainda aperfeiçoar a receita em grande escala, já que a ceia será para mais de 30 pessoas. “Estou me especializando em risoto e também decidimos fazer para inovar. Será a primeira vez que terá este cardápio na ceia”, afirma.

3 – Escondidinho de bacalhau

Sem rodeios, a professora Vanda Regina Silva Santos, 61 anos, confessa: “Não gosto de porco nem de peru”. E é com alívio que ela, neste ano, quebra o protocolo do cardápio tradicional das ceias e abre espaço na mesa para o escondidinho de bacalhau, que marcará presença na receita no lugar da carne seca.

4 – Nhoque com canela e açúcar

Mesmo não fazendo da tradicional ceia brasileira, na casa da advogada Adda Carolina Pereira de Souza, 33 anos, o nhoque açúcar e canela é costuma familiar há anos e a receita ela aprendeu com a avó. “A massa é de batata doce com molho ao sugo. Misturo açúcar e canela e jogo por cima como se fosse queijo ralado”, explica.

5 – Entrevero

Na ceia natalina da família da designer de interiores Izabel Roloff, 35 anos, o prato principal vai ser o entrevero, uma comida típica do Sul. A receita é feita na chapa, com carnes de frango, gado e porco, além de bacon, calabresa, pimentões verde e amarelo, cebola, cenoura, molho shoyo e queijo em cubos para finalizar. “Pode comer com arroz ou pão”, explica Izabel.

Conteúdos relacionados