Confira mais uma receita do MidiaMAIS

Presente na brasileira como um complemento doce – e muitas vezes substituto do açúca – o mel é um elemento delicioso e presente. E quem nunca provou um pão de mel daqueles deliciosos, com a casca de chocolate puro e por dentro uma espécie de bolo bem úmido com sabor de mel? O gosto é inconfundível e a textura é maravilhosa. 

Segundo a culinarista Priscilla Pereira, que na semana passada passou para o MidiaMAIS uma receita de bolo de cenoura “vulcão”, o pão de mel antigamente era um bolo de tabuleiro sem a cobertura. “O sabor do bolo em si é forte no cravo, mel e canela, portanto bem delicioso, e as pessoas faziam um bolo e nada mais. Para vender de forma unitária, criou-se esse bolinho que conhecemos”, explica.

 

 

A versão final e conhecida desse pão de mel (que na verdade é um bolinho) ganhou revestimento de chocolate ao leite e até recheio. “O recheio pode variar, mas o que acho que combina mais é o de doce de leite. Para mim, o bolinho de pão de mel é uma espécie de alfajor brasileiro”, acredita. Para quem não sabe, o alfajor é um doce argentino recheado de doce de leite. No pão de mel você também encontra recheios de brigadeiro, creme de morando e beijinho. 

Pão de Mel Recheado

Ingredientes

2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de mel
1 colher (chá) de canela
½ colher (chá) de cravo
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 lata de doce de leite
500g de chocolate tipo cobertura

Modo de preparo

Misture o leite com o açúcar, o mel, a canela e o cravo. Depois de misturar bem, acrescente a farinha já peneirada com o fermento e o bicarbonato. Unte uma ou duas assadeiras. Despeje a massa nas assadeiras e leve ao forno a 180 graus por mais ou menos 25 minutos. Depois de fria, corte a massa em quadrados, recheie com o doce de leite e leve para o freezer até o doce de leite endurecer um pouco. Derreta o chocolate. Molhe a pontinha de um palito no chocolate e espete no pão de mel. Depois que o chocolate no palito estiver firme, banhe todo o pão de mel no chocolate.