Frances McDormand ganha prêmio e faz discurso inclusivo

Com quatro prêmios, o grande vencedor do Oscar 2018, revelado na noite deste  domingo (4), foi o filme “A Forma da Água” que ganhou estatueta de melhor filme, direção, trilha sonora e design de produção. Eleita a melhor atriz por “Três Anúncios para um Crime”, Frances McDormand chamou a atenção com um discurso inclusivo.

Ao receber o penúltimo prêmio da noite, ela anunciou de cara: “Segurem-se, porque eu tenho algumas coisas a dizer”. Depois de agradecer a seus colegas e família, ela pediu que todas as mulheres indicadas em todas as categorias se levantassem e lembrou que todas ali tinham projetos que precisavam de financiamento. 

“Não falem conosco hoje na festa. Nos chamem para os seus escritórios, ou venham até os nossos, o que for melhor para vocês”, disse. E finalizou pedindo inclusão.

Confira a lista completa de vencedores no final.

– “A forma da água” ganhou quatro prêmios. O drama mostra a relação de uma mulher muda e uma criatura misteriosa.

– “Dunkirk” teve três estatuetas.

– “O destino de uma nação”, “Blade Runner 2049” e “Três anúncios para um crime” levaram dois.

– Guillhermo del Toro garantiu a quarta vitória de um diretor mexicano nos últimos cinco anos por “A forma da água”.

– Gary Oldman ganhou prêmio de Melhor Ator por “O destino de uma nação” e Frances McDormand foi a Melhor Atriz por “Três anúncios para um crime”.

– “Uma mulher fantástica” se tornou o primeiro filme estrelado por uma pessoa transexual a levar um Oscar. O longa chileno com Daniela Vega foi o Melhor Filme Estrangeiro.

– Com 89 anos, James Ivory virou o ganhador mais velho de um Oscar na história pelo roteiro adaptado de “Me chame pelo seu nome”.

– Jordan Peele se tornou o primeiro negro a ganhar o Oscar de Roteiro Original, por “Corra!”.

– O diretor de fotografia Roger Deakins, de 68 anos, ganhou seu primeiro Oscar na 14ª indicação.

– Até Kobe Bryant, jogador de basquete, levou seu Oscar, pelo curta “Dear Basketball”. Ele é roteirista e narrador do filme.