Comemore o dia vendo ótimos títulos sobre o tema

Nesta quarta-feira (20) é comemorado o Dia do Amigo, que propõe uma celebração da amizade e mais do que isso, propõe a paz nos relacionamentos. Há quem ache a data tão importante quanto qualquer outra, e pensando nisso, o MidiaMAIS selecionou uma lista com 10 sobre amizade e companheirismo.

Os filmes tem em comum relações de amizade, conflituosas ou não, que mostram diferentes níveis de compreensão e empatia. Convoque os amigos, pegue a pipoca, e boa sessão de cinema. 

1. “UP, Altas Aventuras”

Nesta animação maravilhosa da Disney, Carl é um senhor de 78 anos, viúvo da amada Ellie, vivendo em um terreno onde companhias de construção têm interesse. Depois de um incidente, Carl decide encher milhares de balões e voar até a América do Sul, local onde ele e Ellie sempre sonharam em visitar. Só que ele não esperava que Russell, um garotinho escoteiro de 8 anos, estivesse na varanda de sua casa. A amizade entre os dois cresce na mesma medida em que os perigoso na misteriosa terra. 

 

2. “Minhas Tardes com Margueritte”

Os atores Gérard Depardieu e  Gisèle Casadesus formam o casal central desta clássica história de gerações que se encontram. Ele é Germain, um homem bruto e analfabeto que, ao se sentar todas as tardes no mesmo banco do mesmo parque, acaba se aproximando de Margueritte, uma senhora idosa apaixonada por livros. A relação dos dois acaba sendo mostrada de forma leve neste banco de praça. 

 

3. “Mary & Max”

Duas almas solitárias se encontram à moda antiga nesta comédia dramática animada em stop motion. Ele é Max, um americano de 44 anos que sofre com a síndrome de Asperger e tem muita dificuldade de se relacionar com pessoas. Ela é Mary, uma australiana de 8 anos negligenciada pelos pais. Os dois iniciam uma amizade por correspondência que dura 20 anos e tentam ajudar um ao outro em suas decisões de vida.

 

4. “Sempre Ao Seu Lado”

O ditado de que “o cão é o melhor amigo do homem” não deve ser realmente à toa. “Sempre ao Seu Lado” é um filme baseado na história real do cachorro Hachiko, que realmente existiu no Japão e já arrancou milhares de lágrimas. O significado da amizade entre um cachorro e seu dono vai muito além nessa história. No filme, Richard Gere é um professor que, todos os dias, pega o trem no mesmo horário para ir ao trabalho. Um dia, ele encontra um cão abandonado na estação e decide adotá-lo, formando um laço para toda a vida. Quando ele morre, o cão continua indo até a estação todos os dias. 

 

5. “O Menino do Pijama Listrado”

Baseado no livro de John Boyne, o filme mostra a amizade que nasce entre duas crianças em lados diferente da Segunda Guerra Mundial. Um é o filho de um comandante nazista, o outro é um judeu preso num campo de concentração. Os dois brincam secretamente, separados apenas pela cerca que envolve o campo. Não entendem as diferenças, apenas as semelhanças, mostrando que a amizade nasce na adversidade o tempo todo. 

 

6. “Chef”

Quem ama comida e gastronomia vai amar esse filme do diretor e ator Jon Favreu, que fala da retomada da confiança e da amizade de um pai com um filho. O filme mostra a história do chef Carl Casper, que perde seu emprego num restaurante renomado e abre um food truck ao lado do melhor amigo e do seu filho, com quem retoma uma relação que antes parecia distante, enquanto preparam sanduíches cubanos e rodam pelos Estados Unidos.

 

7. “Thelma & Louise”

Não existe filme onde a amizade é mais feminina (e feminista). Neste clássico, Thelma e Louise são melhores amigas que resolvem sair para uma viagem de carro a fim de se libertarem dos problemas da vida cotidiana. Quando Thelma é vítima de abuso sexual em um bar de beira de estrada e Louise atira no abusador para salvar a vida da amiga, as duas começam a serem perseguidas por um detetive por todo o país.

 

8. “Conta Comigo”

Gordie (Wheaton) é um escritor que revive uma aventura que teve aos doze anos, no verão de 1959. Certo dia, ele e seus amigos houvem um rumor na cidadezinha onde moram que há um corpo na mata ali nas redondezas. Juntos, os amigos resolvem investigá-lo. Muito daquele mistério e daquela aventura que só um grupo de crianças pode construir. A amizade é um dos pontos mais fortes do filme. 

 

9. “Garotas Malvadas”

Um dos filmes mais clássicos de todo adolescente nos anos 2000, com roteiro de Tina Fey, “Garotas Malvadas” é um filme sobre amizade e fofoca, mas também sobre tentar ser aceito na “selva” de pedra que é o ensino médio. Na história, Cady chega da África direto para uma típica escola americana, dominada pelas “Plastics”, cuja rainha é a patricinha Regina George. Apaixonada pelo ex de Regina, ela sentirá na pele como é ser muito popular e quase perder tudo. 

 

10. “Intocáveis”

Esse filme francês é outro clássico sobre amizade das mais inusitadas. Nele, Philippe, um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. Um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que não tem qualquer formação para o cargo, consegue fazer com que ele volte a viver sua vida com alegria, porém de um jeito um tanto inusitado. Um filme sobre amizade, coragem e muita diversão. 

 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].