Mostra de cinema Sci-fi acontece no MIS

 

Amor pela ficção científica começou cedo, virou clube de leitura e agora mostra de filmesA ficção científica costuma permear muitas produções de audiovisual e literatura, e agrega milhares de fãs, que se propõem a discutir, enaltecer e revisitar obras e referências. Mas o olhar para o céu e para as estrelas e a ideia de que existe “algo lá fora” desperta mais ainda nos fãs a curiosidade pelo universo. Foi assim com o fã de ficção científica Daniel Rockenbach. A paixão pela ficção científica, na vida dele, tem um peso especial, e hoje ele coordena o grupo de leitura Vórtice Fantástico, na Capital, o blog Sentinela Positrônica (que tem apoio da editora Aleph), e agora realiza a Mostra de Cinema Sci-fi no MIS (Museu da Imagem e Som) a partir da semana que vem. 

“Eu sempre gostei da temática espacial, desde pequeno gostava de olhar as estrelas. Passava horas na fazenda do meu avô olhando o céu quando tinha meus 6, 7 anos. Nessa época assistia ‘Jornada nas Estrelas' (‘Star Trek' hoje) na TV e não entendia nada mas gostava do visual, quando assisti ‘Guerra nas Estrelas' (‘Star Wars' hoje) na mesma época virei fã logo de cara”, relembra Daniel.

 

Cena do filme 'They Live' ('Eles Vivem'), um clássico Sci-fi / Foto: Paris Filmes/Divulgação

 

A mostra acontece do dia 11 de abril ao dia 15, sexta, com vários interessantes e em parceria com o proprietário do sebo Subcultura Records, Pietro Luigi. “Quando sugeri a mostra pro Pietro, comentamos isso, que as mostras de cinema francês, argentino, italiano e outras do tipo as vezes não trazem tanto público porque as pessoas querem ver esse ou aquele filme”, explica ele. O evento tem ainda parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e com a Livraria Le Parole. Debates devem acontecer após as exibições. 

“Vamos usar esses 5 filmes nessa primeira mostra pra discutir o gênero. A proposta tem outro lance também, quebrar um pouco a rotina do MIS e trazer cinema de gênero pro público. Eu queria fazer faz tempo algum evento com ficção científica pra dar uma agitada no público fã do gênero aqui em Campo Grande”, elenca. Entre os filmes exibidos estão “Eles Vivem”, de John Carpenter, “Lunar”, de Duncan Jones e “Solaris”, de Andreï Tarkovski. 

Confira a programação completa abaixo:

11/04 (segunda-feira)

Eles Vivem (1988 – 1h34) – Dir. John Carpenter

John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa construção. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem pela mídia em geral. 

12/04 (terça-feira)

Lunar (2009 – 1h37) – Dir. Duncan Jones

Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar, sofre um acidente e os planos acabam mudando.

13/04 (quarta-feira)

Enigma de outro mundo (1982 – 1h48) – Dir. John Carpenter

Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. 

14/04 (quinta-feira)

Planeta Selvagem (1973 – 1h21) – Dir. René Laloux

No planeta Ygam vive uma raça de seres alienígenas gigantes chamados Draags. Estes seres – que por meio da meditação atingiram os mais altos níveis do conhecimento – mantêm os humanoides Oms como animais domésticos. Até o dia em que os oprimidos Oms, liderados pelo rebelde Terr, decidem iniciar uma revolução.

15/04 (sexta-feira)

Solaris (1972 – 2h45) – Dir. Andreï Tarkovski

O famoso psiquiatra Kris Kelvin (Donatas Banionis) vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se o trabalho de investigação sobre o misterioso planeta Solaris deve continuar. Ao chegar à estação, Kelvin já é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da tripulação, sendo que os outros dois, Snaut (Jüri Järvet) e Sartorius (Anatoli Solonitsyn), estão à beira da loucura.