Helena e Miguel: Como Mato Grosso do Sul virou uma novela de Manoel Carlos?

Os nomes são os mais escolhidos para bebês desde 2020 no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
miguel
Helena e Miguel terminam com final feliz em Laços de Família (Reprodução, Rede Globo)

Você conhece alguma Helena ou Miguel nascidos em 2024? Nesse fim de semana, voltou a viralizar nas redes os resultados da pesquisa divulgado pela Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de MS) no final do ano passado, com os nomes mais comuns dados a recém-nascidos nos estados brasileiros.

Desta vez, a pesquisa ganhou força ao ser republicada pelo perfil Brasil em Mapas, que trouxe em destaque os nomes mais escolhidos. Com isso, uma pequena surpresa: Miguel e Helena são os nomes mais comuns do ano passado em 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

O Jornal Midiamax já havia divulgado o levantamento dos registros civis em 2024. Foram registrados 438 certidões de nascimento para Helena e 420 para Miguel. Gael e Cecília também aparecem na lista. Coincidentemente, Gael é o segundo nome com mais registros pelo Brasil.

Logo, os ‘Enzos e Valentinas’, nomes mais comuns para a geração, caíram em desuso pela posição do ranking: Enzo está fora do top 50 nomes e Valentina caiu para a 30ª posição.

O que explica?

Contudo, entre os internautas, a explicação para tantos “Miguéis e Helenas” é simples: O Brasil é uma grande novela de Manoel Carlos, o escritor, diretor, produtor e autor de novelas mais conhecido do país.

Não é novidade que novelas influenciam na escolha de nomes. Contudo, os nomes permanecem na liderança entre a escolha dos papais desde 2020, mesmo ano em que a pandemia isolou famílias, em prevenção a covid-19.

Neste mesmo ano, a novela Laços de família (2000) voltou a ser exibida nas telinhas pelo programa. A reprise foi ao ar no Vale a pena ver de novo. Sendo assim, a trama tinha como protagonistas Helena e Miguel, interpretados por Vera Fischer e Tony Ramos.

Helena e Miguel protagonistas

Brincadeiras à parte, vale até relembrar a polêmica central da novela: a trama ganha corpo quando Camila (Carolina Dieckmann) volta do exterior e acaba se apaixonando por Edu (Reynaldo Gianecchini), o namorado da mãe, Helena (Vera Fischer). Mas, em Laços de família, a jovem enfrenta a leucemia. Assim, para salvar a filha, Helena terá que revelar à jovem quem é seu pai biológico e procurar Pedro (José Mayer) para engravidar dele outra vez. Só que, neste momento, Helena está apaixonada por Miguel (Tony Ramos).

Nos capítulos finais, o final feliz tem Camila curada e o casamento de Helena com Miguel.

Confira o mapa:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brasil em Mapas (@brasilemmapas)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

idosa Alzheimer
lobinho
dente animal pre historico