Pular para o conteúdo
Variedades

Dente de animal pré-histórico achado em MS muda verdade aceita sobre extinção de gigantes com mais de 1 tonelada

Amostra de preguiça-gigante encontrada no Rio Miranda ajuda a revolucionar datação desses animais nas Américas
João Ramos -
dente animal pre historico
Animação de como teria sido um preguiça gigante e o fóssil da mandíbula e do dente de um deles, encontrado no Rio Miranda - (Foto: Reprodução, YouTube e UFMS)

Fragmentos de fósseis de uma preguiça-gigante encontrados em contribuíram para mudar verdade aceita pela ciência sobre a extinção da “megafauna”, caracterizada por espécies que pesavam mais de 1 tonelada.

Até então, acreditava-se que os animais pré-históricos desse grupo de gigantes tinham sido extintos nas Américas há 12 mil anos, mas pesquisa envolvendo a e as amostras achadas no Estado revolucionaram o que se sabe sobre o fim da classe de exemplares imensos no continente.

Publicado na Revista Sul-Americana de Ciências da Terra, o artigo intitulado “3.500 anos AP: A última sobrevivência da megafauna de mamíferos nas Américas” foi escrito por diversos autores – incluindo Edna Facincani, professora da UFMS – e traz à tona que essas espécies ainda viviam no Brasil em épocas mais recentes do que a ciência presumia.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo do estudo é datar o maior número de exemplares possível frente à grande quantidade de registros da megafauna na América do Sul.

Em relação ao artigo, os fósseis que contribuíram para a recente descoberta pertencem às coleções paleontológicas do Laboratório de Zoologia do Instituto de Biociências da UFMS e do Muphi (Museu de Pré-História de Itapipoca), do Ceará.

dente animal pre historico gigantes
Trecho do estudo com representação gráfica da paleofauna de MS no período Quaternário – (Arte: Samuel Vilasboas)

Megafauna: animais gigantescos com mais de 1 tonelada

Sobre a megafauna, o pesquisador Fábio Faria, que realiza datações cronológicas de fósseis desde 2011, explica: “Quando falamos de megafauna quaternária falamos dos grandes mamíferos que viveram naquele período. Os animais caracteristicamente mais emblemáticos são os com mais de uma tonelada de peso, que são o toxodon, o mastodonte e a preguiça-gigante, mas existem também os de porte menor, que podem ter acima de 40 quilos, que são a Palaeolama major e o tigre dentes-de-sabre, entre outros”, detalha.

Segundo o pesquisador Celso Ximenes, do museu cearense, “a megafauna está para os mamíferos gigantes, assim como o dinossauro está sobre os répteis gigantes”. Ele ressalta que ainda há a ocorrência de megafauna no mundo, especialmente no continente africano. No entanto, nos demais continentes, acreditava-se que ela tinha sido extinta há cerca de 12 mil anos, no período da Era do Gelo.

“E por que a América do Sul ganha tanto destaque quando falamos em ‘megafauna’? Porque foi o continente mais afetado. 80% das espécies de megafauna foram extintas, por isso esse estudo é tão emblemático”, acrescenta Fábio Faria.

dente animal pre historico gigantes
Fragmento de mandíbula e do dente de preguiça-gigante encontrada no rio em MS

Dente de preguiça-gigante achado em MS

Datações feitas em oito fragmentos de dentes de animais da megafauna nesta pesquisa, sendo um da UFMS e sete do Muphi, confirmaram a existência deles há cerca de 3.500 anos, o que desmonta a verdade aceita sobre a extinção e provam que eles viveram por mais tempo além da era glacial.

Da UFMS, foi selecionada uma amostra de uma preguiça-gigante (Eremotherium laurillardi), encontrada no rio Miranda. A análise concluiu que o animal tinha 294 anos e viveu há 5.942 anos. Além deste, o estudo examinou exemplares de Tigre dentes-de-sabre, Toxodon platensis, Xenorhinotherium bahiense, Mastodonte e outra preguiça-gigante, todos Museu de Pré-História de Itapipoca, do Ceará.

Segundo Edna Facincani, professora da UFMS e uma das autores do artigo, ainda ficou constatado que a amostra de dente coletada pela Federal de Mato Grosso do Sul também resultou na idade mais recente de preguiça-gigante já registrada no continente.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pane no Ifood? Usuários de Android relatam instabilidade no aplicativo em Campo Grande

santa catarina

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

proteger senha dados

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Vítima parou o veículo para verificar carroceria quando foi surpreendido pelos disparos

Le Blog Maria Antonia

Bradley Cooper é confirmado em “Superman”, novo filme da DC

Bradley Cooper está oficialmente no universo cinematográfico da DC! A menos de um mês da aguardada estreia de Superman, o diretor James Gunn confirmou a presença do astro no elenco do novo filme , e ele não estará sozinho. Pom Klementieff e Michael Rooker, que também brilharam em Guardiões da Galáxia, se juntam à produção … Continued

MidiaMAIS

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido e foi apresentado no Festival Cine Aves

Cotidiano

Incêndio destrói casa e família pede ajuda para recomeçar na Capital

O casal tem dois filhos pequenos e pede ajuda para recomeçar