A vontade de ter um quarto que fosse a sua cara foi o pontapé inicial para que o curitibano, Jimmy Oliveira, de 29 anos, se descobrisse na marcenaria. Ele é o único participante do reality show campo-grandense “Duelo de Marceneiros” que veio de fora para disputar o prêmio de R$ 10 mil. Empolgado com a oportunidade, Jimmy fez as malas e saiu de com a esposa, Thaís Riba, para encarar o desafio na Capital Morena.

Ao Jornal Midiamax, ele conta sua história com a marcenaria e revela que, aos 17 anos, ele aproveitou sua paixão por software de projetos e decidiu montar um para seu quarto, com vários móveis planejados. Esse era apenas o começo do que viria a se tornar seu ganha-pão.

“Como eu não tinha condição de comprar todos os móveis que eu queria, comecei a ver vídeos na internet e a buscar referências de como produzir as peças”, explica. E já que também não havia os maquinários necessários para produzir os móveis, ele planejava, terceirizava os cortes e montava tudo conforme seus projetos.

Jimmy - Duelo de Marceneiros
Jimmy. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Todo esse processo foi compartilhado com seus amigos e familiares na internet. A cada passo que Jimmy dava para a conclusão do seu primeiro (e muito aguardado) quarto planejado, ele publicava em suas redes sociais. E não parou por aí. Quando finalizou todo o seu quarto, Jimmy decidiu se aventurar em um projeto ainda maior: o de planejar os móveis da casa de seus pais, o que, por sinal, deu muito certo.

Após concluir essa missão, aproveitando suas férias de um de fotografia, ele se arriscou e aceitou sua primeira encomenda, um guarda-roupa. Ok, era para um amigo próximo, mas é claro que isso não tirava o peso e responsabilidade daquela oportunidade. Peça entregue, ao fim das férias, o sonho da fotografia ficou de canto. Jimmy pediu demissão e com o da rescisão, comprou seu primeiro maquinário.

Jimmy no ‘Duelo dos Marceneiros'

Em um vídeo rápido e direto sobre sua trajetória na profissão, Jimmy garantiu a vaga e vai poder realizar um desejo pessoal de participar do “Duelo dos Marceneiros”. Ele, que acompanhou um amigo e ex-participante da 1ª temporada do reality, afirma que “queria viver a experiência porque é algo muito diferente”. “Estou super animado por participar ao lado de pessoas incríveis. Eu vi a oportunidade e abracei”, pontua.

Hoje, Jimmy tem uma empresa de móveis planejados, a “Jimmy Móveis” (Curitiba), mas já viveu a experiência de ter sua própria marcenaria por 9 anos. Então, ele acredita que toda sua bagagem trará uma vantagem bem grande para seu desempenho nas provas. “Minha expectativa está nas alturas! Vai ser um marco e quero aproveitar cada minuto”, afirma.

Esposa veio junto

Em acompanhando o marido de perto, Thaís Riba de Oliveira, 32 anos, é esposa de Jimmy e trabalha junto com ele na marcenaria do casal, em Curitiba. Para ela, a oportunidade no Duelo de Marceneiros é “legal porque eu vejo o Jimmy falando disso há muito tempo. Ele está bem animado e é muito bom poder estar aqui acompanhando”.

Ao Jornal Midiamax, Thaís disse que o marido está bem tranquilo com o desafio e garante que ele vai surpreender com seu trabalho.

“Tudo o que o Jimmy faz, ele faz com excelência. Além disso, ele é ágil, pensa rápido… Então pode ser que isso ajude bastante ele ali na hora”, pontua. Inclusive, a torcida curitibana já está formada e aguardando, ansiosa, o início da temporada. “A gente só contou para os mais próximos, mas está todo mundo muito feliz”, afirma.

Thaís Riba de Oliveira
Thaís Riba de Oliveira. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Intimidado com os concorrentes?

No seu primeiro contato com os outros competidores da 2ª temporada de “Duelo dos Marceneiros”, Jimmy pontua que consegue ver que muitos ali tem grande experiência na área e são fortes concorrentes na disputa. Apesar disso, não se intimida. Seu maior desafio é outro: “Se eu começar a ficar muito nervoso, a experiência pode ser atrapalhada. Meu desafio é saber planejar o tempo, porque aqui, isso é fundamental”.

Participantes da 2ª temporada do Duelo de Marceneiros
Participantes do Duelo de Marceneiros. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Duelo dos Marceneiros

Nesta edição, seis marceneiros duelam e criam peças que devem impressionar um time de peso de jurados especialistas em marcenaria. O vencedor será definido por meio de votação popular nas redes sociais.

Criado e produzido em Campo Grande pelos publicitários Raphael Duprat e Karla Roa, “Duelo de Marceneiros” é também o primeiro reality de marcenaria do Brasil. Esta é a segunda temporada e os episódios serão disponibilizados semanalmente no YouTube, até que a edição acabe, a partir do dia 2 de outubro.

Conheça outros participantes: