Se você já está acostumado a ver jurados impiedosos em realities shows de culinária como “Masterchef”, prepare-se para conhecer os jurados da segunda temporada do “Duelo de Marceneiros”, o primeiro reality de marcenaria do Brasil, criado e produzido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Com a missão de julgar os trabalhos dos marceneiros participantes, Bernardo Costa, Humberto Lopes e Professor José prometem não dar trégua e garantem exigência máxima com os competidores. Eles precisarão avaliar com critérios rigorosos as peças que os marceneiros do reality show farão em até três horas de prova.

Antes do início de cada duelo, os participantes descobrem por meio de sorteio qual objeto precisarão criar e qual a cor obrigatória para a peça. E enquanto a prova acontece, os jurados tem a liberdade de conversar com os participantes e fazer questionamentos sobre o trabalho em confecção, bem no estilo “Masterchef” quando os cozinheiros estão preparando a comida e Jacquin chega e diz: “tem ‘tompero’ isso aqui?”.

Apesar de serem bem diferentes, Bernardo Costa, Professor José e Humberto Lopes pretendem seguir caminhos semelhantes e julgar “sem dó” a entrega dos marceneiros. Conheça um pouco mais dos três, que vieram de fora para serem jurados do “Duelo de Marceneiros”, reality show criado e gravado em Campo Grande, e que tem estreia marcada para o dia 02 de outubro no YouTube.

Bernardo Costa, o Meu Marido Marceneiro

Há cinco anos, em Santa Catarina, Bernardo Costa e a esposa abriram um perfil no Instagram com conteúdos voltados para a marcenaria e atualmente já contam com quase 800 mil seguidores.

O alcance nacional e o sucesso com dicas para os marceneiros, bem como a produção de vídeos que mostram a confecção de móveis para venda fez o perfil do casal, chamado “Meu Marido Marceneiro”, bombar e se tornar referência no nicho.

“Mudei de profissão da água pro vinho. Tinha uma carreira na construção civil e fui pra marcenaria. Quando fomos dar início ao perfil no Instagram, muitas ideias ruins para o nome da conta vieram à cabeça, até que minha esposa falou ‘vou botar Meu Marido Marceneiro e depois a gente pensa em outro melhor’. Mas ficou porque o nome pegou e hoje todo mundo adora”, conta Bernardo.

Bernardo no set de gravações do "Duelo de Marceneiros" - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Bernardo no set de gravações do “Duelo de Marceneiros” – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Na primeira temporada, o empresário esteve de maneira remota, online, julgando os participantes. “Mas agora estou tendo o prazer de estar de perto acompanhando os trabalhos”.

Sobre como vai avaliar os marceneiros, ele entrega: “Cada jurado tem seus critérios pessoais, mas eu vou avaliar criatividade, agilidade e acabamento, porque isso que é o importante na hora de executar um trabalho, tanto no programa, quanto no dia a dia do profissional marceneiro”, afirma.

E o que espera do campeão do “Duelo de Marceneiros”? “Espero que traga um trabalho realmente diferenciado, até por conta do meu perfil de trabalho, do meu perfil de móveis, gosto de coisas disruptivas, diferentes. Então, espero ver trabalhos diferenciados vindos do campeão”, comenta.

Professor José

Considerado pelos outros jurados como “o mais carrasco”, professor José Fernandes trabalha há 17 anos na Leo Madeiras, onde começou atuando no projeto Leo Educa. Antes disso, era marceneiro e tinha prazer em passar seus conhecimentos para quem chegava para trabalhar. Veio de São Paulo diretamente para Campo Grande para julgar os participantes.

“Quando tinha a minha marcenaria eu, naturalmente, ensinava meus profissionais. Eu ensinava meus marceneiros aquilo que eu queria que eles fizessem. Por uma situação que foi acidente de percurso, eu era cliente da Leo e eles me convidaram pra ser professor do projeto”, recorda.

Professor José no set de gravações do "Duelo de Marceneiros" - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Professor José no set de gravações do “Duelo de Marceneiros” – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Desse modo, o então marceneiro percebeu que esta era sua paixão. “Eu descobri que era a coisa que eu mais gostava de fazer era ensinar. Então, na verdade eu sou um professor de marcenaria mesmo e gosto muito do que faço”, diz ele.

“E, numa dessas coincidências da vida, eu comecei a apresentar um programa de televisão chamado ‘Meu Amigo Marceneiro’. E tenho gravado vídeos para a internet até hoje, fora as outras atividades, eu faço teste de produtos, dou aulas, palestras, estou sempre voltado a esse universo moveleiro”, detalha.

Quanto aos principais critérios de avaliação, Professor José frisa. “Vou verificar primeiro um todo: metodologia, processo, lógica e, principalmente, o acabamento. Porque o acabamento é o gran finale de todo”, pontua.

Humberto Lopes, o “marceneiro” de Simaria

Ele é a cara da Hal Desing, marcenaria de sua família. Nas redes sociais da empresa, só vemos o rosto de Humberto Lopes, um dos proprietários da marcenaria especializada na confecção de móveis de luxo, que, inclusive, atende a cantora Simaria, ex-dupla de Simone.

Jovem, Humberto tem experiência na área do marketing da marcenaria, mas também afirma ter seu “lado marceneiro”. Não à toa veio de São Paulo para avaliar os concorrentes do reality show “Duelo de Marceneiros”.

“Fui convidado porque nós temos uma marcenaria em São Paulo chamada Hal Design, com uma visibilidade muito boa, uma presença muito forte. É uma marcenaria que vem do meu pai e já tem 30 anos de mercado. E é a segunda temporada que eu participo”, comenta.

Humberto Lopes no set de gravações do "Duelo de Marceneiros" - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Humberto Lopes no set de gravações do “Duelo de Marceneiros” – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Em relação aos critérios, Humberto Lopes é enfático. “O detalhe no acabamento, e essa é uma das coisas que você pode ter certeza que eu sempre vou levar em consideração, o cuidado final com a peça. Esse é um dos pontos que é inegociável pra mim”, dispara.

“Aqui você não pode ter um único critério, é desde a elaboração da peça à criatividade, são coisas levadas em conta, uma complementa a outra”, complementa o profissional. “Se não tiver um acabamento final bom, não vai passar por mim”, garante ele.

Duelo dos Marceneiros

Nesta edição, seis marceneiros duelam e criam peças que devem impressionar um time de peso de jurados especialistas em marcenaria. O vencedor será definido por meio de votação popular nas redes sociais.

Criado e produzido em Campo Grande pelos publicitários Raphael Duprat e Karla Roa, “Duelo de Marceneiros” é também o primeiro reality de marcenaria do Brasil. Os episódios serão disponibilizados semanalmente no YouTube, em horário a ser definido, até que a edição acabe, a partir do dia 2 de outubro.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.