O lançamento do Carnaval 2023 atraiu cerca de 500 foliões, prestigiando a nova corte de momo e os sambas-enredo das escolas de Campo Grande, na noite dessa sexta-feira (20). O evento, organizado pela Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas), ocorreu no Armazém Cultural.

Por um período, a festa foi freada pela pandemia. Agora, sem medo de ser feliz, o povo caiu no samba. O primeiro a estar no palco foi o sambista Gideão Dias e, logo após, a nova corte do Rei Momo foi apresentada aos presentes, Lineia Marçal foi coroada a Rainha, Luca Matos a Princesa e Leandro Moreira, o Rei Momo.

Eles receberam as “chaves da cidade” para reinarem na capital até a quarta-feira de cinzas. A secretária adjunta da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, falou que a valorização da cultura popular se reflete no “fortalecimento da cidadania“.

Aumento no repasse

Já o diretor presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Max Freitas, subiu ao palco e caiu no samba, arrancando aplausos. “Sei da luta de cada escola pra se manter no carnaval, eu sei do quanto isso é importante pra liga”, disse, complementando que conseguiu aumento no repasse deste ano para as escolas.

Ao todo, a parceria entre as entidades e prefeituras, garantiu o investimento de R$ 1,6 milhão para as ligas das escolas de samba de Campo Grande e Corumbá, além da liga de blocos independentes da cidade Branca.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Leia também:

Bonito não terá carnaval de rua em 2023 e verba será investida na construção de salas de aula