Nem parece que faz tanto tempo, mas já são 20 anos desde que o primeiro episódio do Naruto foi ao ar. O desenho japonês se tornou um dos mais populares do mundo e a cada 10 de outubro se comemora o aniversário dele. Em Campo Grande, com o “mundo nerd” ganhando cada vez mais força, não foi diferente. O MidiaMAIS recebeu um convite e foi conferir a homenagem, em um restaurante da Avenida Afonso Pena, fechado somente para este evento, em que famílias inteiras prestigiaram cosplayers, se divertiram e comeram Ramen, o alimento favorito do personagem.

“Nós fizemos este evento no ano passado, pela primeira vez, e foi algo estrondoso. Tomamos os cuidados por conta da pandemia e muitas pessoas já estavam vacinadas. Agora, com a liberação da máscara e todas as medidas de segurança, estão surgindo cada vez mais eventos. E o aniversário do Naruto mostra toda esta cultura. Temos a dele, em um restaurante com prato típico japonês, incluindo todos os ingredientes. São várias atrações e hoje tem até fila de espera aqui”, comemorou o organizador de eventos Vinícius Fernandes Anzou.

Ao longo deste ano, Vinícius conta que já foram realizados eventos com o tema Pokémon, Goku e agora o Naruto. “O pessoal aproveita o karaokê, os cosplayers circulando e também a culinária. No aniversário do Naruto, temos o combo, que é um ramen e um drink, tudo com um valor especial e no qual a pessoa ainda ganha um brinde. A intenção é agregar a paixão pelo personagem a gastronomia, em um local voltado para essa cultura pop e para receber a família”, explicou.

(Foto: Nathalia Alcântara/Bianca Tobin/Arquivo Pessoal)

A cosplayer Amanda Gomes, de 28 anos, estava de Sakura Haruno. No desenho, é uma ninja parceira do Naruto. Na vida real, foi um amigo quem também apresentou este mundo e a fez ficar encantada pela transformação em personagens. Hoje, Amanda interpreta ao menos quatro: Sakura, Daenerys de Of Thrones, Wanda dos Vingadores e também uma personagem do Avatar, previsto para ter continuidade em dezembro deste ano.

“Eu sou técnica odontológica e também cosplayer, há 3 anos. Agora que liberou a máscara estão surgindo mais eventos. Por mês, estou fazendo cinco geralmente e a maioria aos finais de semana. Brinco que gosto e gasto muito, só que depois que aprendi a fazer ficou um pouco mais tranquilo. A gente tem um investimento inicial com trajes e, no meu caso, aprendi a costurar, estilizar peruca e a fazer maquiagem. Falo sempre que os cosplayers são artistas”, avaliou.

(Foto: Nathalia Alcântara)

Pessoas te tratam como se fosse amigo delas, diz cosplayer

O amigo a qual Amanda se refere é o cosplayer Fernando Michels, de 30 anos. “Participei de um evento nerd em 2018 e me apaixonei. Estou aqui representando o Naruto hoje, que é um personagem que tem muito companheirismo. Quando você chega em um lugar, é exatamente assim: as pessoas te tratam como se você fosse um amigo delas”, afirmou.

Leia também:

Cultura nerd ganha espaço no Campão Cultural e paga R$ 500 para melhor cosplay

Cursando pedagogia e explorando o mundo virtual como digital influencer, Fernando diz que busca fazer amizades e conseguir oportunidades como cosplayer. “Aprendi que a gente nunca sabe quão importante é aquele personagem para pessoa e isto é muito legal. Nós acabamos descobrindo um carinho, conhecemos muitas pessoas e dividimos junto esta arte. É algo que está crescendo bastante, existem muitas oportunidades, só que é um hobby caro, eu já aviso”, ressaltou.

Sobre o fato de ser escolhido para ser o Naruto, o artista fala que se sente honrado. “Ele é amigo de todo mundo, sempre muito atencioso. Falo que é amigo até dos inimigos. Ele até luta, mas, no final de tudo se torna amigo. É alguém que luta, faz amizade e é caloroso”, finalizou.

Veja alguns momentos do aniversário do Naruto: