Violonista clássico e cosplayer: Viajante corre a América do Sul com seu gato a tiracolo

Wilfredo é da Colômbia e há três anos percorre países sul-americanos tocando violão e criando histórias ao lado de Akatsuki, seu gato
| 15/06/2022
- 14:40
Violonista clássico e cosplayer: Viajante corre a América do Sul com seu gato a tiracolo
Violonista Wilfredo Valero e Akatsuki (foto: Leandro Marques)

"Sou um cigano errante, viajante e minha companheira é minha guitarra. Compartilho minha música e aprendo outras culturas", define o andarilho em seu perfil no Instagram. Com um violão, uma caixa de som, figurino de personagem de série de mangá e um gato a tiracolo, simplesmente não tem como não notar o músico Wilfredo Valero no rolê.

Algumas semanas atrás, quando acontecia o Festival América do Sul Pantanal em Corumbá, conhecemos o violonista que há três anos deixou a , sua terra natal, para se aventurar pela América do Sul com sua arte e Akatsuki, seu gato. Apesar dele atrair os olhares pela peculiaridade de seus trajes e o carisma do bichano, foi tocando seu violão que ele impressionou e muito este repórter.

BeFunky collage 5 - Violonista clássico e cosplayer: Viajante corre a América do Sul com seu gato a tiracolo
Enquanto o músico toca, o gatinho fica relax seja em cima do violão, pescoço ou qualquer outro lugar confortável (fotos: Leandro Marques)

“Sou violonista clássico e de flamencos, estudei música em Barcelona, na Espanha, aos 19 anos e aos 23 voltei pra Colômbia. Trabalhava em colégios, escolas e empresas durante esses últimos 20 anos. Aos 43, decidi viajar e descansar”, conta o músico.

Hoje são completos 3 anos viajando, percorrendo países da América do Sul, como Bolívia, , Brasil, passando períodos indeterminados em cada lugar...

Akatsuki, el gatito

Devidamente trajado como um dos personagens da série de mangá, Naruto, Akatsuki (nome inspirado na série), chama atenção pela docilidade, calma e acessibilidade, pois ele dá atenção para todos que querem fazer um chamego. No ombro de Walfrido, ele fica numa boa, curtindo os passeios e brilhando a cada apresentação do músico, que manda muito no violão.

“O gato encontrei em um município do Paraguai chamado Caacupé, lugar santo onde a população é muito devota à Nossa Senhora de Caacupé. Ele estava na praça principal, descendo a igreja, às 6 da manhã. Ele estava só e abandonado, logo o recolhi e isso foi em 8 de dezembro de 2021, nas celebrações à Virgem de Caacupé”, conta.

WhatsApp Image 2022 06 15 at 14.20.17 1 e1655317363524 - Violonista clássico e cosplayer: Viajante corre a América do Sul com seu gato a tiracolo
Akatsuki, um gato fotogênico (foto: acervo pessoal)

Ao adotar, logo o violonista começou a viajar com o mascote. Como em seu repertório tem diversas músicas de Mangá e trilhas sonoras de abertura dos animes japoneses, logo veio a ideia de fantasiar o gato com o figurino dos personagens. Cosplayer de respeito, logo Akatsuki virou um astro por onde passava, já ganhou prêmios em competições de caracterização no Paraguai como ‘gato mais fotogênico’. Um popstar.

“Seu nome, Akatsuki, é uma referência ao nome de uma organização secreta de ninjas mercenários no anime Naruto, no qual seu símbolo é uma nuvem vermelha”, explica o fã de Naruto.  

Para conferir os rolês deste talentoso instrumentista errante, ele publica as aventuras deles e momentos fofos de Akatsuki no Tik Tok @wilfred_anime.

Veja também

Confira os eventos gratuitos promovidos pelo Sesc Cultura em Campo Grande

Últimas notícias