Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande decide liberar uso de máscara apenas em locais abertos a partir da semana que vem

Em locais fechados, a obrigatoriedade continua
Arquivo -
Foto: Leonardo de França | Midiamax.

Diferente do governo de Mato Grosso do Sul, que desobrigou o uso de máscaras até em locais fechados, o município de decidiu liberar o uso do protetor apenas em espaços abertos. Decreto com as novas regras deve ser publicado na segunda-feira (14).

A deliberação ocorreu após reunião entre representantes da (Secretaria Municipal de Saúde), Guarda Municipal, MPMS (Ministério Público de MS), Defensoria Pública e entidades como CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

Conforme o prefeito, (PSD), “não é simplesmente liberar o uso da máscara da noite para o dia. Qual a garantia que a gente tem? Em ambientes fechados, ainda há necessidade, em transporte público, ainda há necessidade”.

Ainda conforme o prefeito, outros detalhes como percentuais de lotação em recintos fechados, uso de luvas em self-service e outros. “Todo nosso decreto, de maneira responsável, vai ser apresentado na segunda-feira”, pontuou.

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, pontuou que serão 3 situações: a liberação total, recomendação e obrigatoriedade. Ele explicou que o decreto irá conter a lista de qual regra será aplicada em cada local. Em parques, por exemplo, será liberação total, já em ônibus e escolas, o uso continua obrigatório e restaurante terá o uso recomendado. Será “de acordo com a situação de cada local”, pontuou.

O MPMS se posicionou contra a liberação da obrigatoriedade do equipamento em locais fechados. O voto do órgão foi para que a transição ocorra progressivamente.

Já o presidente da CDL, Adelaido Vila, destacou que a reunião foi ‘acalorada’ e que chegaram à conclusão de que o setor produtivo pede a desobrigação do uso das máscaras. “Está na hora da transição, de evoluirmos e devolvermos ao cidadão a sua responsabilidade”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

morador

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Momento de aprendizado’: criança leva cabeçada de peixe de 28 kg

Gustavinho já é conhecido em pesqueiros de Mato Grosso do Sul e tem se tornado referência nacional

Política

Aprovado projeto de lei que cria cadastro de criminosos sexuais em MS

Proposta é de autoria do deputado Coronel David

Polícia

Grupo alvo de operação da PF tem R$ 1 milhão bloqueado e carretas apreendidas em MS

Organização criminosa atua na região de Maracaju

Política

Rinaldo Modesto deve acompanhar Rose e se filiar ao União Brasil

Parlamentar é candidato à reeleição em 2026