Marco de uma geração, filme ‘Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída’ retorna e desperta lembranças
“Os pais davam este livro para os filhos a partir dos 10 anos” e “Acho que esse [filme] passou em tudo que é colégio nos anos 80 e 90” são algumas das recordações sobre Christiane F.
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Desaconselhável para menores”. A orientação vinha estampada na capa do livro “Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída”, mas a obra lançada em 1978 se tornou um clássico para adolescentes e pré-adolescentes de uma geração. O filme, baseado no livro de não ficção, está de volta aos cinemas brasileiros em uma cópia remasterizada a partir desta quinta-feira, 28 de julho.
O retorno da história trouxe também resgatou lembranças para os brasileiros que ficaram marcados pela obra. Educadores acreditam que o exemplar deveria se tornar obrigatório nas escolas e no aprendizado institucional – algo parecido com o que aconteceu na época do “hype”.
Retrato de uma geração, “Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída” (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo) se tornou um filme cult com o passar do tempo. A história real retratada no livro que virou filme é de Christiane, uma garota de 14 anos que vive em Berlim, Alemanha, em meados dos anos 1970. Ela começa a ir a um clube chamado “Sound” com sua amiga mais velha Kessi.
A jovem logo faz novos amigos, a maioria dos quais são viciados em drogas, e se apaixona por um garoto chamado Detlev, que também é viciado em drogas e se prostitui. Christiane começa a tomar pílulas para se encaixar e depois começa a tomar heroína. Sua vida começa a desmoronar quando ela se torna uma viciada em heroína e vê o mesmo acontecendo com seus amigos.
Confira o trailer:
Lembranças de Christiane F.
Para o imaginário da geração adolescente dos anos 80, os relatos descritos na narrativa são muito marcantes. O retorno do filme transporta quem acompanhou a história há 40 anos e desperta memórias.
“Na década de 80 ler esse livro, a Droga da Obediência e Feliz Ano Velho era obrigatório!”, afirma Lica Maria, que ficou marcada pela obra.
“Acho que esse [filme] passou em tudo que é colégio nos anos 80 e 90. ‘Eu, Christiane F: 13 Anos, Drogada e Prostituída’. Forte como bons filmes sobre o vício devem ser. E a trilha é fenomenal”, destaca Rodrigo de Oliveira, relembrando os velhos tempos. Flávia Oliva lembra ainda que “Os pais davam este livro para os filhos a partir dos 10 anos”.
Cris de Luca também compartilha sua lembrança: “Quando eu tava na quarta série, lá no final da década de 80, uma professora passou ‘Christiane F drogada e prostituída’. Detalhe: era colégio de freira. Olha! Eu tenho pavor de agulha até hoje! E não lembro de ninguém da turma ter se jogado, não. Inclusive, uns encaretaram feio. Haha”, relembra ela.
O fato é que, apesar do aviso “Desaconselhável para menores” estampado na capa, esse era o público que mais consumia. Para as novas gerações, o retorno aos cinemas nesta quinta (28) é a oportunidade do acesso, como naquela época, e o consumo do ‘hype’ do filme que se tornou cult.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.