Homofóbico? Zé Leôncio chama personagem gay de "porqueira" em Pantanal e causa revolta

Cumprimento foi mal interpretado e visto como um comportamento homofóbico por parte de Zé Leôncio
| 28/07/2022
- 14:05
ze leoncio 2
Zaquieu e Zé Leôncio na novela "Pantanal" -(Fotos: Reprodução/TV Globo)

Zaquieu (Silvero Pereira) voltou à fazenda de Zé Leôncio esta semana na novela "". Assim que encontrou o dono, o personagem foi chamado de "porqueira". Para quem não conhece os dialetos sul-mato-grossenses, a situação pareceu preconceituosa e o personagem de Marcos Palmeira foi acusado de homofobia.

"Porqueira por que? Só porque ele [Zaquieu] é gay?", indagou uma telespectadora de São Paulo nas redes sociais. Outro internauta carioca também questionou a fala: "Bizarro o Zaquieu chegar e ser chamado de porqueira pelo Zé Leôncio". "Morro quando o Zé Leôncio chama alguém de 'seu porqueira' que ódio", declarou mais uma.

O cumprimento foi mal interpretado e visto como um comportamento homofóbico por parte do fazendeiro. No entanto, é comum e, dependendo, até "carinhoso" na linguagem pantaneira chamar alguém querido por esse dialeto.

É aí que os sul-mato-grossenses entraram em cena, começaram a explicar o contexto e avisaram aos desavisados que não se tratava de uma ação vexatória e "representava bem" o interior.

Apesar da justificativa sul-mato-grossense, o termo "porqueira" é uma de dois gumes e também vem sendo usado de forma depreciativa no folhetim, do mesmo modo como também acontece em Mato Grosso do Sul.

A dupla significação da palavra pode ter ajudado a embaralhar a cabeça de quem não conhece a cultura e os tradicionais costumes do Estado. Confira outras vezes em que o termo "porqueira" repercutiu por aparecer na novela "Pantanal" de forma negativa:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Veja também

Tatá Werneck, Jojo Todynho e outros famosos usaram as redes sociais homenagear a empresária artística

Últimas notícias