Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De ovo líquido a sabonete de maconha, campo-grandenses contam ‘esquisitices’ que viram em mercados e hotéis no exterior

Produtos nas prateleiras chamam a atenção e mostram muito da cultura local.
Graziela Rezende -
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Quem viaja bastante sempre comenta que uma das melhores maneiras de conhecer um povo e seus hábitos é visitando o supermercado local. Tem gente que entra e sai bem rápido, só para comprar água e seguir viagem. Outros levam uma lista enorme, ficam horas percorrendo os corredores e vendo, por exemplo, tamanho dos produtos e escrita em outro idioma. Só que é cada esquisitice que se encontra, que é difícil passar despercebido.

Imagine encontrar ovo líquido, sabonete e máscara facial de maconha, patas de porco inteiras e defumadas, além de caranguejos vivos para fazer em casa, azeites “quase” de graça e um corredor inteiro denominado “o fantástico mundo das sardinhas”, com os mais diferentes sabores e aspectos. É o que aconteceu com a empresária campo-grandense Taty Ota, de 36 anos, que é fascinada por e encontrou estes produtos na cidade Cascais, em julho deste ano.

“Uma vez ao ano eu vou para lá. É um lugar que adoro, sou encantada. Só que eu só trouxe queijos e azeite para o Brasil. O ovo líquido me chamou a atenção, mas não tive coragem nem de comprar. Pensei que ovo normal a gente já fica com medo, imagina o ovo em um conservante, um tempão de dentro de uma garrafa. Não quis não”, comentou a empresária.

Feijão no café da manhã e pepino em todas as refeições? Eita!

Hotel na Grécia oferece frio no café da manhã. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O bancário Luan Gabriel de Souza, de 24 anos, chegou recentemente da Grécia. Ele viajou com a esposa e, juntos, curtiram uma “nova lua de mel”. Só que, nos 4 dias em Santorini, o momento do café da manhã no hotel era uma atração para o casal.

“Eles comem feijão frio no café da manhã, com muito tomate e pepino. Tomei um suco escrito mango, achando que era manga, mas, quando tomei era de pepino. Tem pepino em todas as refeições por lá, só não sei o motivo. O arroz também não tem por lá. Ele é substituído por batata e pão e também não se encontra carne bovina como vemos aqui no Brasil”, falou Souza.

Ao se mudar para a Bolívia, há seis meses, o estudante de medicina Flávio Dias, de 33 anos, fala que ficou impressionado com os supermercados e feiras existentes em Santa Cruz de La Sierra´. “A Bolívia me chama muito a atenção na questão da alimentação e eu visito muitos locais por lá. Achei diferente que lá eles compram muito folha de coca para mascar e, por isso, é alto o índice da câncer de boca na região. Só que é um país muito rico e lá tem um mercado a céu aberto fantástico, chamado Abasto. São produtos frescos, de primeira, sem agrotóxico e mais baratos, se comparado com os preços brasileiros”, avaliou.

Prato típico da Bolívia possui, ao menos, 5 tipos de pimenta. Foto: Flávio Dias/Arquivo Pessoal

Durante uma refeição no hotel que está, Flávio diz que provou um prato denominado Pique Macho e ficou impressionado com o sabor. “Os bolivianos que preparam é quem servem a gente. Eles sempre colocam uma quantidade considerável e possuem uma tradição. No meu caso gostei, comi tudo. E quando termina, você passa pelos que ainda estão comendo e fala algo do tipo: ‘Bom proveito’. E isso um por um. Se tiver 15 pessoas na mesa, você fala ‘Bom proveito’ a um por um 15 vezes. Achei extremamente educado, algo que não é comum de se ver aqui no Brasil”, disse.

Em se tratando de cultura local e “produtos bizarros” vendidos ao redor do mundo, é sempre válido dizer que são experiências inesquecíveis. Por exemplo, é muito comum achar insetos crocantes, inclusive com sabores como churrasco, tempero mexicano e queijo cheddar, em diversas localidades nos Estados Unidos e no território indiano. E falando em bicho, vai uma enlatada aí? Nestes locais estes produtos são bem populares, assim como casco de tartaruga frito é também comercializado na Ásia. E você, o que encontrou de diferente por aí? Conte para o MidiaMAIS!

Foto: Montagem/Jornal Midiamax

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Congresso pede ao STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo

Manifestação foi protocolada quatro dias antes da audiência de conciliação entre Legislativo e Executivo

Polícia

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Homem foi detido e levado para a Cepol

Polícia

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

Pouco antes do crime, vítima e autor fizeram compras em uma mesma conveniência

Cotidiano

Semana termina com tempo estável e temperaturas que podem chegar a 33°C em MS

Variações de temperatrura podem ultrapassar diferença de 20°C entre mínimas e máximas registradas neste sábado