Celebrando os 106 Anos-Luz do poeta Manoel de Barros, a Casa-Quintal abre suas portas e garagem ao belíssimo espetáculo ‘Crianceiras' – Acústico, nesta segunda-feira, 19. O espetáculo completa 10 anos de muito sucesso com o público infantil e em geral e nasceu de uma de Márcio de Camillo,  à Manoel de Barros em 2007, na então morada do poeta, a atual Casa-Quintal.

O cantor, compositor, e autor do projeto foi vizinho do poeta Manoel de Barros em Campo Grande/MS, quando teve a inspiração de homenagear sua obra através de sua . Na Casa-Quintal Márcio irá cantar e contar um pouco desta trajetória que resultou no CD “Crianceiras” lançado em 2011 e no espetáculo em 2012. Conforme afirma De Camillo, a partir de então, cumpriu-se a profecia poeta, quando ele disse ao músico: “ no começo eu vou te levar; mas, depois, é você quem me leva”. Crianceiras nasceu CD, foi para a TV, depois para o palco, celular até pousar na sala de aula, de onde segue a “voar fora da asa”.

Manoel de Barros e Marcio de Camillo – foto: Acervo Pessoal

A apresentação acontece a partir das 18h30 e ainda contará com a abertura do Teatro de Bonecos ‘Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto para Solos de Objeto', de Marcos Moura com direção musical de Toninho Porto. “Trata-se de uma espécie de sinfonia de um mesmo tema que segundo o diretor, se caracteriza “pela simplicidade da que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um  caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida”, explica Moura.

Durante o evento, a Casa-Quintal vai render uma homenagem a Pedro Spíndola, amigo pessoal do poeta,  falecido recentemente, e um dos entusiastas da preservação da memória de Manoel de Barros, através da criação da Casa e publicações como “Celebração das Coisas” (2006) que conferiu aos bonecos desenhados pelo poeta, à condição de série, estimulando assim esta nova faceta de Barros.

Pedro Spíndola esteve presente na inauguração da Casa-Quintal e sonhava com a ampliação do espaço com expansão do imóvel para acolher todo o legado de Manoel, através do apoio governamental, e reconhecimento da casa do Manoel como patrimônio da cultura brasileira.

Pedro Spíndola e Manoel de Barros. (Foto: Arquivo Pessoal)

Já de olho nas futuras atrações da Casa-Quintal, estão previstas inúmeras atividades para 2023, como um recital de música do multintrumentista Egberto Gismonti em duo com o poeta e escritor sul-mato-grossense Adalberto Müller.  Gismonti é autor de dois discos inspirados na obra de Manoel de Barros, Música De Sobrevivência e Livro das Ignoraçãs, este último inédito ainda no Brasil.

Casa-Quintal Manoel de Barros
R. Piratininga, 363 – dos Estados
Crianceiras – Acústico acontece na próxima segunda-feira, 19, a partir das 18h
Ingressos: Sympla
Siga: @casaquintalmanoeldebarros