Cultura Cigana é exaltada em MS por grupo de dança, liderado por uma cigana de etnia
Cultura milenar, formado por uma grande pluralidade de etnias, costumes e tradições, estima-se que existam cerca de 11 milhões de ciganos pelo mundo, principalmente no continente europeu, seguidos pelos EUA e depois pelo Brasil. Aqui no Mato Grosso do Sul também temos representantes desta exuberante etnia, que buscam driblar os preconceitos e propagar a essência […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cultura milenar, formado por uma grande pluralidade de etnias, costumes e tradições, estima-se que existam cerca de 11 milhões de ciganos pelo mundo, principalmente no continente europeu, seguidos pelos EUA e depois pelo Brasil. Aqui no Mato Grosso do Sul também temos representantes desta exuberante etnia, que buscam driblar os preconceitos e propagar a essência tradicional deste povo.
Em Campo Grande, há uma ano, a Companhia Luna Negra de Dança e Cultura Cigana foi oficialmente inaugurada com a apresentação do espetáculo Ser Cigano. “O espetáculo exibiu a riqueza da cultura artística do povo cigano através da dança, com todas as suas variações pelos lugares por onde o povo cigano passou. Danças folclóricas e tradicionais de vários grupos étnicos ciganos e coreografias com fusões de estilos entre a dança cigana, dança árabe e a dança flamenca, demonstraram a capacidade desse povo de mesclar a sua cultura com outras, sem perder a sua essência”, conta Dani Sampaio, dançarina do grupo.
A Companhia é dirigida pela cigana de etnia, Luna Negra, que é cartomante, professora de dança cigana e também de flamenco cigano, e se destaca por ser o único grupo no Estado a trabalhar com dança cigana e dança flamenca no estilo cigano. Foi triplamente premiada em festivais de dança em 2019 (Festival Shimmie, Onça Pintada e Festival Canindé), e novamente premiada em 2020 no Festival Canindé Virtual.
Além da dança, o grupo desenvolve outros trabalhos relacionados à cultura cigana, com apresentações culturais, eventos e também aulas de dança cigana online, modalidade muito comum em tempos de pandemia e distanciamento social. A “Primavera Cigana” e o “Bailando com as Bruxas” são alguns do próximos eventos virtuais já em fase de desenvolvimento.
Comemoração de 1 ano
Com 25 anos de experiência na dança cigana, a professora Luna Negra criou a Cia de Dança em 24 de agosto do ano passado. A data, próxima ao aniversário da capital, foi comemorado de uma só vez, espalhando a cultura cigana pelos mais tradicionais pontos turísticos da nossa Capital Morena.
“Amamos dançar para o público, porém, estamos afastados dos palcos desde fevereiro, por conta da pandemia. Não poderíamos deixar passar em branco a comemoração de 1 ano de grupo, então, aproveitamos para homenagear Campo Grande de uma forma possível e diferenciada, que foi dançando em alguns pontos turísticos e monumentos”, revela Dani.
Atualmente a Cia conta com 6 dançarinos no corpo de baile. Sendo 5 mulheres e 1 homem. Para acompanhar o trabalho do grupo e se informar sobre os horários das aulas de dança cigana e flamenco cigano, basta acessar a página da Companhia no Facebook ou no Instagram, ou ainda entrar em contato diretamente com a cigana Luna Negra pelo número (67) 99955-6332.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.