Escritora Ligya Fagundes Telles é indicada ao prêmio Nobel por conjunto da obra

Indicação foi enviada nesta quarta-feira (3)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Indicação foi enviada nesta quarta-feira (3)

A escritora paulistana Ligya Fagundes Telles, de 92 anos, é a indicada pela UBE (União Brasileira de Escritores) ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano. A indicação foi enviada nesta quarta-feira (3) à Academia Sueca. Telles foi eleita por unanimidade entre os membros, devido ao conjunto da obra de inegável qualidade.

“Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, por meio de nota. O anúncio dos laureados deverá acontecer em outubro, em Estocolmo, na Suécia. até o momento, nenhum escritor brasileiro venceu o prêmio.

A autora é conhecida por obras como ‘Antes do Baile Verde’, ‘As Meninas’, ‘Venha Ver o Pôr-do-sol, ‘As cerejas’ e ‘Ciranda de Pedra’. Ao longo da carreira, ela recebeu vários prêmios de destaque, dentre eles o Camões, em 2005, e o Jabuti, em 1966, 1974 e 2001. Telles tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV. A autora fundou a UBE e faz parte do Conselho Diretor da instituição.

Conteúdos relacionados