Depois de 50 mil km, a certeza: o mundo não é ruim como mostram os jornais

Martina percorre a América Latina em uma bicicleta há 5 anos  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Martina percorre a América Latina em uma bicicleta há 5 anos  

Há cinco anos ela pedala pela América. Pelos seus cálculos, mais de 50 mil quilômetros foram percorridos. Da Argentina ao Alasca nos EUA, foram duas idas e duas voltas, muitos amigos pelo caminho e uma certeza: o mundo é muito melhor do que aquele que lia nos jornais suíços.

Aos 33 anos, a designer gráfica Martina Gees, topou o desafio de viajar pela América. A proposta foi feita pelo então namorado e como a vida na Suíça já não lhe agradava muito, não foi nada difícil tomar a decisão. Com as economias que tinha e a paixão pela bicicleta, partiu rumo ao Alasca com o companheiro. Mas a companhia durou pouco. Em alguns meses, ele desistiu da empreitada e Martina seguiu só. Tinha se descoberto.

Em Campo Grande há duas semanas, Martina nos recebeu na casa de uma amiga que conheceu por intermédio de outro viajante. Aliás, é na casa de amigos que faz pelo caminho que Martina vai de cidade em cidade. “Encontro muitas pessoas boas. Ao contrário do que é dito nos jornais, as pessoas são muito boas e receptivas. Sem os amigos que fiz, não seria possível continuar”, nos explica em ‘portunhol’.

Depois de 50 mil km, a certeza: o mundo não é ruim como mostram os jornais

Pois bem, depois da partida do antigo companheiro, Martina ainda encontrou duas pessoas para ter na companhia, uma delas não tão boa, como diz. “Mudei a rota, estava chegando à América do Sul e me convidaram para voltar ao Alasca outra vez, eu topei. Mas a pessoa me deixou no meio do caminho”, conta.

Depois de 50 mil km, a certeza: o mundo não é ruim como mostram os jornaisO que era para ser uma viagem, uma fuga da rotina estressante de trabalho e busca diária por dinheiro na Suíça, se transformou na vida de Martina

“Para mim não é mais viagem. É como vivo. As pessoas têm muitas formas de viver, eu encontrei a minha.”Pelo caminho, além de pequenos trabalhos com ilustração gráfica, Martina vende sua arte que demonstra um pouquinho de sua paixão pela única companheira de viagem que restou: a bicicleta. “Eu sempre fui apaixonada por bicicleta. Nunca tive carro. Sempre pedalei, é algo muito natural para mim”.

Depois de Campo Grande, ela segue para a Bahia, onde não deve permanecer muitos dias e depois encerra a jornada no Rio de Janeiro. Depois de cinco anos viajando, está certa de que conhece pouco da América e de que precisaria de muitos outros anos para, de fato, conhecer o continente. Mas é preciso seguir.

Depois de 50 mil km, a certeza: o mundo não é ruim como mostram os jornais

Quando a pergunto sobre o que a motivou a permanecer cinco anos pedalando pela América, Martina responde que no início foram as paisagens. A vontade de conhecer. Mas depois, foram as pessoas e a oportunidade de quebrar todos os rótulos e preconceitos que nos cercam.

“Existe uma imagem dos países, das pessoas. O México e a Colômbia foram os que mais ouvi falar mal, sobre a violência e os perigos. Mas não há nada disso. Pelo contrário, só encontrei pessoas boas”, explica.

Para ela, mais que conhecer e ver outras paisagens, é o poder de mudar a visão sobre as coisas e perceber a dimensão do mundo que a fizeram seguir por tanto tempo. Agora, prestes a voltar ao seu país, Martina não parece muito empolgada. “Preciso voltar. Trabalhar por um ou dois anos. Mas a vida na Suíça não é boa. É fechada. Só se pensa em dinheiro”, lamenta.

Para tornar o retorno menos impactante, Martina já tem um plano. Fará pequenas viagens de bicicleta pela Europa. “Vou visitar meus amigos e conhecer algumas coisas por lá.”. Mas a meta é outra. Depois de juntar o dinheiro suficiente, Martina tem outro destino: a Ásia. “Não sei se existe essa frase aqui, mas na Suíça dizemos que viajar abre os olhos, a mente. E é isso”, define.  

Depois de 50 mil km, a certeza: o mundo não é ruim como mostram os jornais

*Todas as fotos são do arquivo pessoal de Martina. Mais imagens da viagem estão em seu blog

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados