Hospital pode ser penalizado caso UPAs lotem com fechamento do Prontomed
Atendimento no Prontomed será interrompido para prédio passar por reformas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atendimento no Prontomed será interrompido para prédio passar por reformas
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alertou, na tarde desta quinta-feira (8), que poderá penalizar a Santa Casa de Campo Grande, caso as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) comecem a lotar.
Esta hipótese está sendo considerada depois que o hospital decidiu fechar para reformas o ProntoMed. O fechamento ocorrerá no dia 12 de janeiro e as obras devem durar de 90 e 120 dias.
“Amanhã vamos enviar uma notificação para a Santa Casa. Se as UPAs começarem a lotar, eles responderão por isso, pois não pode o município carregar esse peso sozinho”, alertou o secretário municipal de saúde Jamal Salem.
Desta forma, caso as UPAs lotem, de acordo com Salem, a Santa casa será obrigada a abrir uma unidade para atender os pacientes graves.
Todavia, Jamal disse ainda que as clínicas particulares possam suprir a demanda do Prontomed.
“Temos como opções a Clínica Campo Grande, o Hospital do Pênfigo, o Proncor, o Ell Kadri e o Hospital da Unimed. Espero que essas unidades absorvam com tranqüilidade a demanda”, explicou.
O coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Eduardo Cury, criticou a decisão da Santa Casa de fechar o ProntoMed e informou que os pacientes graves podem não ter o mesmo atendimento em outras unidades médicas.
“Ninguém ainda nos comunicou nada, continuarei levando pacientes graves para lá. Estranhei a decisão da Santa Casa, pois não existem especialistas de plantão em um hospital privado no Mato Grosso do Sul”, ressalta Cury.
Remanejamento de pacientes
Dois dos principais convênios atendidos no ProntoMed da Santa Casa de Campo Grande migraram atendimento de urgência e emergência dos pacientes para hospitais credenciados às redes em virtude do início da reforma.
A Unimed Campo Grande, por exemplo, explica que em casos graves ou emergências ortopédicas, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Adventista do Pênfigo. Já o atendimento infantil será feito no Hospital da Criança e no Hospital Infantil São Lucas. Dependendo do plano de saúde, a pessoa também pode ser atendida no Hospital Unimed e na Clínica Campo Grande.
A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), também tomou medidas semelhantes para atender beneficiários que estiverem em situação de urgência e emergência. A empresa afirma que remanejará os pacientes para o El Kadri, Clínica Campo Grande, Hospital Adventista do Pênfigo, Pronto Atendimento Pediátrico do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) e também para a unidade infantil São Lucas. Somente no ano passado, o ProntoMed da Santa Casa atendeu 13.472 pacientes conveniados à Cassems e 12.926 da Unimed Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.