Condec rejeita mudanças em eleição de novos diretores e promete pedir apoio ao governo

Conselho não aceitou propostas sugeridas pela SED na última sexta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conselho não aceitou propostas sugeridas pela SED na última sexta-feira

Durante reunião realizada nesta manhã desta segunda-feira (9), no AACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), o Condec (Conselho dos Diretores de Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul) rejeitou as propostas de mudanças no processo de eleição de novos diretores, sugeridos pela chefe da SED (Secretaria de Estado de Educação), Maria Cecilia Amendola da Motta,  na última sexta-feira (6).

Segundo o vice-presidente do Condec, Miguel Gomes Filho, a secretária propôs que os candidatos à eleição participem de um curso de 45 horas on line e presencial e façam uma prova para garantir que eles estão habilitados a concorrer ao cargo.

“A gente defende o curso, mas depois que o candidato for eleito, afinal, imagina o custo para que todos participem. É muito mais econômico para os cofres públicos que apenas os diretores eleitos façam o curso”, justifica.

O vice-presidente do Condec afirma que a eleição programada para o mês de abril, com previsão de posso dos novos eleitos, em maio, possa interferir no processo pedagógico. “Uma eleição nesse momento pode atrapalhar porque desvia o foco. Queremos que as eleições sejam transferidas para novembro para que dezembro seja utilizado como período de transição e os diretores eleitos sejam empossados em 1º de janeiro”, explica.

Outra mudança apontada é em relação ao peso dos votos. Atualmente os pesos são divididos igualmente entre professores e demais profissionais da área de educação, alunos e pais, cada grupo com 33%. A proposta sugere que os professores efetivos tenham 40%, convocados e demais funcionários 20% cada  e pais e alunos 10% cada grupo.

“Existe legislatura que defende isso que a Secretaria pretende mudar. Rejeitamos as propostas e vamos buscar apoio com o governo do Estado e na Assembleia Legislativa”, destaca. A decisão será encaminhada à SED na tarde de hoje.

A reportagem do Jornal Midiamax encaminhou e-mail para a assessoria de comunicação do governo do Estado para obter mais informações a respeito das propotas relatadas, no entanto, até o fechamento deste texto, não obteve retorno.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados