Volta a chover em Corumbá depois de 18 dias e temperatura cai 11 graus

Após dias de altas temperaturas, com os termômetros chegando aos 40° Celsius e com índice de calor de 44°C, a esperada chuva chegou na tarde desta segunda-feira (20) em Corumbá, como havia previsto a meteorologista e pesquisadora da Embrapa Pantanal, Balbina Soriano, em entrevista a este Diário. Segundo ela, o calor intenso foi causado por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após dias de altas temperaturas, com os termômetros chegando aos 40° Celsius e com índice de calor de 44°C, a esperada chuva chegou na tarde desta segunda-feira (20) em Corumbá, como havia previsto a meteorologista e pesquisadora da Embrapa Pantanal, Balbina Soriano, em entrevista a este Diário.

Segundo ela, o calor intenso foi causado por um fenômeno chamado ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) que é um sistema de alta pressão no qual uma massa de ar quente e seco estava sobre a cidade e o Estado. Mas nesta segunda-feira, uma frente fria chegou à região, trazendo chuva forte e vento, que chegou a 44 quilômetros por hora entre 14 e 15 horas.

Desde o começo da tarde, o céu ficou nublado, mas foi pouco antes das 15h que o temporal começou, com a tarde parecendo um início de noite. A temperatura caiu de 35°C para 24°C e a umidade relativa do ar subiu para 79%.

Durante uma hora, entre 15 e 16h, choveu o equivalente a 16 milímetros. Não chovia em Corumbá desde o dia 02 de outubro, quando a precipitação foi de 16,8 milímetros, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Há previsão de chuva para até sexta-feira (24). A temperatura máxima prevista é 35°C nesses dias

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados