Ucrânia acusa Rússia de nova incursão militar; esperança de paz diminui
A Ucrânia acusou forças russas de lançarem uma nova incursão militar através de sua fronteira nesta quarta-feira (27), um dia depois de os líderes dos dois países concordarem em trabalhar para pôr fim ao conflito separatista no leste ucraniano. A acusação, que não pôde ser verificada de imediato, rapidamente abalou o otimismo cauteloso trazido pelas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Ucrânia acusou forças russas de lançarem uma nova incursão militar através de sua fronteira nesta quarta-feira (27), um dia depois de os líderes dos dois países concordarem em trabalhar para pôr fim ao conflito separatista no leste ucraniano.
A acusação, que não pôde ser verificada de imediato, rapidamente abalou o otimismo cauteloso trazido pelas conversas de terça-feira entre os presidentes Vladimir Putin e Petro Poroshenko para resolver a crise de cinco meses.
O porta-voz militar da Ucrânia, Andriy Lysenko, afirmou que um grupo de soldados russos cruzou a divisa em blindados de transporte de infantaria e em um caminhão e entrou na cidade de Amvrosiyivka, no leste, perto de onde a Ucrânia deteve dez soldados russos na segunda-feira.
Lysenko disse que os combates nas cidades de Horlivka e Ilovaysk, respectivamente no norte e no leste, mataram pelo menos 200 separatistas pró-Rússia e destruíram tanques e sistemas de mísseis. Segundo ele, 13 efetivos ucranianos foram mortos nas últimas 24 horas e 36 ficaram feridos.
O Ministério da Defesa russo não comentou de imediato sobre a suposta incursão.
A Rússia vem negando reiteradamente que envia armas e soldados para ajudar os rebeldes do leste, e afirma que os homens capturados na segunda-feira atravessaram um trecho não identificado da fronteira por engano.
“Quanto à mais recente onda de pânico na mídia ucraniana dando conta de que a Rússia está se juntando à guerra ? se a Rússia o fizesse, a contra-ofensiva já estaria em Kiev”, declarou Denis Pushilin, ex-líder separatista, a repórteres em Moscow.
A polêmica sobre o envolvimento russo direto está no cerne da crise, na qual os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções à Rússia e Moscou respondeu na mesma moeda. A Rússia reforçou suas forças na divisa ucraniana e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reagiu intensificando exercícios militares no leste europeu.
Depois de se reunir com Putin, Poroshenko prometeu trabalhar em um plano de cessar-fogo urgente para deter o conflito, no qual os rebeldes declararam a independência de duas repúblicas no leste que juntas formam uma região à qual se referem como Novorossiya (Nova Rússia).
Putin classificou as conversas de terça-feira em Belarus de positivas, mas disse que não cabe à Rússia resolver os detalhes da trégua entre Kiev e os rebeldes.
“Só podemos contribuir para criar uma situação de confiança para um possível, e a meu ver extremamente necessário, processo de negociação.”
Um líder rebelde, Oleg Tsaryov, escreveu no Facebook que acolhe o desfecho das conversas, mas que os separatistas não aceitarão nada menos que a independência total.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.