Morales estaria disposto a retomar relações com os EUA
O governo da Bolívia estaria disposto a restabelecer suas relações com os Estados Unidos se o atual presidente, Evo Morales, vencer neste domingo as eleições presidenciais e se Washington se comprometer a ‘respeitar’ a soberania da Bolívia, sem ‘se intrometer’ em seus assuntos internos. Essas foram as afirmações do vice-presidente do país sul-americano, Álvaro García […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Bolívia estaria disposto a restabelecer suas relações com os Estados Unidos se o atual presidente, Evo Morales, vencer neste domingo as eleições presidenciais e se Washington se comprometer a ‘respeitar’ a soberania da Bolívia, sem ‘se intrometer’ em seus assuntos internos.
Essas foram as afirmações do vice-presidente do país sul-americano, Álvaro García Linera, em um encontro com jornalistas depois de votar no pleito ao qual concorre como companheiro de chapa de Morales para um terceiro mandato, até 2020.
Bolívia e Estados Unidos não têm relações diplomáticas em nível de embaixadores desde 2008, quando La Paz expulsou o embaixador americano, Philip Goldberg, por supostas interferências na política nacional.
O governo americano respondeu com a mesma moeda, expulsando o embaixador boliviano em Washington.
García Linera alegou neste domingo que a expulsão de Goldberg foi ocasionada porque o funcionário americano ‘se intrometeu na vida política’ do país andino.
‘Quando qualquer governo, não importa qual seja, se intromete em assuntos internos, interrompemos isso e tomamos as medidas correspondentes’, disse o vice-presidente boliviano.
‘Quando tivermos a certeza que os Estados Unidos não se intrometerão em nossos assuntos internos, a mão estará estendida com respeito, com humildade, mas sempre com firmeza na defesa de nossa soberania’, acrescentou.
Também garantiu que desde que assumiu o governo ao lado de Evo Morales, ambos ‘tiveram e buscaram’ boas relações com os Estados Unidos.
‘Somos um país que tem muito respeito pelo governo americano. E mais, admiramos sua ciência, admiramos sua tecnologia, nos impressionam suas grandes conquistas tecnológicas, mas sempre pedimos que qualquer relação com os governos seja pautada no contexto do respeito e da soberania’, declarou o vice-presidente.
O governo de Evo Morales também expulsou a agência antidrogas americana (DEA, sigla em inglês), em 2008, e a Usaid – agência de cooperação internacional dos EUA – em maio do ano passado.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
BR-163 tem oito trechos interditados para obras nesta quinta-feira; confira
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.