Irã implanta acordo e suspende enriquecimento de urânio a 20%
O Irã suspendeu nesta segunda-feira seu enriquecimento de urânio a 20% no âmbito do acordo concluído com as grandes potências, anunciou um funcionário de alto escalão da organização nuclear iraniana. “Em conformidade com a implementação do plano de ação conjunto em Genebra, o Irã suspendeu a produção de urânio enriquecido a 20% na presença de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Irã suspendeu nesta segunda-feira seu enriquecimento de urânio a 20% no âmbito do acordo concluído com as grandes potências, anunciou um funcionário de alto escalão da organização nuclear iraniana.
“Em conformidade com a implementação do plano de ação conjunto em Genebra, o Irã suspendeu a produção de urânio enriquecido a 20% na presença de inspetores da Agência (Internacional de Energia Atômica) da ONU nas instalações de Natanz e Fordo”, declarou à agência oficial IRNA o diretor-geral para a Organização da Energia Atômica Iraniana, Mohamad Amiri.
“O processo de dissolução e de transformação da reserva de 196 quilos de urânio a 20% em óxido também começou”, acrescentou.
As conexões entre as cascatas (de centrífugas) em Natanz e Fordo foram fechadas e as centrífugas produzirão a partir de agora urânio enriquecido a 5%, disse Amiri, ressaltando que as operações foram realizadas na presença de Massimo Aparo, que dirige a equipe de inspetores da AIEA.
O acordo alcançado no dia 24 de novembro em Genebra por Teerã e pelo grupo 5+1 – Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha – prevê a limitação do enriquecimento de urânio em troca de um levantamento parcial das sanções ocidentais.
“Se o Irã constatar que a outra parte não respeita sua parte no acordo, voltará a colocar rapidamente seu programa nuclear pacífico em sua fase inicial”, advertiu Mohamad Amiri.
Em Viena, um enviado da AIEA citado por outros diplomatas confirmou que o Irã tenha suspendido parcialmente suas atividades nucleares. “Tudo está em ordem, todas as exigências foram cumpridas”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.