Fundação de Cultura seleciona artistas premiados no Salão de Arte

A Fundação de Cultura do Estado selecionou as vinte obras que farão parte da exposição do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul e os sete artistas premiados pela Comissão de Seleção do evento, que acontece de 4 de novembro a 20 de fevereiro de 2015. Foram selecionadas obras dos artistas Ana Paula Nogueira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura do Estado selecionou as vinte obras que farão parte da exposição do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul e os sete artistas premiados pela Comissão de Seleção do evento, que acontece de 4 de novembro a 20 de fevereiro de 2015.

Foram selecionadas obras dos artistas Ana Paula Nogueira (MS); Evandro Batista Prado (MS); Giovanni Ferreira de Souza (RJ); José Henrique Silveira Yura (MS); Karine Gomes Perez Vieira (RS); Luiz Fernando Ricardi (SP); Lucio Volpini (RJ); Maicon Medeiros da Silva (SP); Maiana Nussbacher (SP); Marcelo Buainain (RN); Monica Flávia Cardoso Carvalho (SE); Marilene Maria Zanchet (PR); Patrícia Gomes Helney (MS); Priscilla de Paula Pessoa (MS); Rodrigo Zini Mendes (PR); Sônia Costa Correa (MS); Telma Castro Cordeiro (MS); Vane Sanches Barini (SP); Vânia Paula Jucá Santos (MS); Venise Paschoal de Melo (MS).

Dos vinte selecionados, sete artistas serão premiados com R$ 6 mil cada e suas obras incorporadas ao acervo do Marco – Museu de Arte Contemporânea, da Fundação de Cultura. Os demais artistas (13 no total) receberão um prêmio no valor de R$ 1 mil.

A Comissão de Seleção que avaliou a documentação e as imagens foi formada por Zilá Soares (artista plástica e professora especialista em Artes e História da Arte), Jonas Eduardo Martins de Santana (artista visual especialista em Artes Visuais, secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais e coordenador do curso técnico em Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima) e Douglas Raldi Pereira (artista plástico, professor universitário e gestor cultural).

O Salão de Arte de Mato Grosso do Sul tem como objetivo ampliar o diálogo com a produção atual das artes visuais e estimular a reflexão sobre a produção cultural brasileira, contribuindo com a promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas expressões, não se limitando somente as de caráter local.

Esta será a sexta edição do Salão de Arte desde que foi recriado pelo governo do Estado após 14 anos sem ser realizado. Desde então premiou 80 artistas contemporâneos da área das artes plásticas.

“A realização de um Salão como este possibilita o aparecimento de novos talentos na área, o intercâmbio de informações e o contato do público local com novas linguagens neste setor. Enfim, oxigena a produção das artes visuais no Estado”, analisa Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Esclarecimentos e informações complementares sobre o Salão de Arte de Mato Grosso do Sul podem ser obtidos no Núcleo de Artes Visuais da Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais da Fundação de Cultura, através dos telefones 3316-9170 (Núcleo de Artes Visuais, das 8 horas às 13h30) ou 3326-7449 (Marco, das 12 horas às 18 horas).

Conteúdos relacionados