Divulgado áudio da última conversa entre piloto do MH370 e controle aéreo

As autoridades malaias divulgaram o áudio do que seria o último contado entre o tripulantes do voo MH370 – desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas – e o controle de tráfego aéreo. O diálogo foi apresentado nesta terça-feira (29), em Pequim, às famílias dos passageiros. “Malaysia Airlines voo 370, contate Ho Chi Min […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As autoridades malaias divulgaram o áudio do que seria o último contado entre o tripulantes do voo MH370 – desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas – e o controle de tráfego aéreo. O diálogo foi apresentado nesta terça-feira (29), em Pequim, às famílias dos passageiros.

“Malaysia Airlines voo 370, contate Ho Chi Min 120.9. Boa noite”, diz uma voz identificada como sendo de um controlador de voo em Kuala Lumpur, na Malásia, pedindo que o piloto entrasse em contato com controladores do Vietnã.

Em seguida, ouve-se a resposta dada por um dos tripulantes da aeronave: “Boa noite, Malaysia 370”. Minutos depois, às 2h03 na hora local (15h03 no horário de Brasília), a mensagem dos controladores foi repetida, sem resposta.

Vinte minutos depois as autoridades malaias registraram o MH370 pela última vez em seus radares.

O teor da conversa já havia sido divulgado pelas autoridades do país, mas é a primeira vez que foi de fato ouvido pelas famílias. A apresentação faz parte de um esforço das autoridades de informarem os familiares dos passageiros sobre a cronologia do desaparecimento do avião, que supostamente caiu no oceano Índico.

Buscas

A nova fase de buscas ao voo MH370, iniciada na segunda-feira (28) vai incluir uma varredura mais intensa do leito do mar, utilizando uma tecnologia disponível apenas por empresas privadas, a um custo aproximado de US$ 56 milhões, segundo informações de autoridades integrantes da força multinacional.

“Eu lamento informar que até agora nossos esforços para encontrar destroços do avião pelo ar e na superfície do mar não trouxeram resultados”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, na segunda-feira (28).

Conteúdos relacionados