Comissão Nacional da Verdade veio a MS para analisar violações de direitos indígenas
Uma audiência da Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi realizada na última sexta-feira (21), na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para analisar violações de direitos indígenas cometidos no período entre 1946 e 1988. Participaram da audiência, antropólogos, professores e diversos membros de comunidades indígenas que deram depoimentos sobre o processo de demarcação d…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma audiência da Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi realizada na última sexta-feira (21), na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para analisar violações de direitos indígenas cometidos no período entre 1946 e 1988. Participaram da audiência, antropólogos, professores e diversos membros de comunidades indígenas que deram depoimentos sobre o processo de demarcação da aldeia Panambizinho – Lagoa Rica, em 1971.
Conforme a UFGD, os depoimentos narraram a vida dos indígenas antes das interferências em suas terras, seguiram com as condições de expulsão de suas comunidades e terminaram com a vontade de reaver aquele território que um dia lhes pertenceu.
No começo da cerimônia, a representante da CNV, Maria Rita Kehl sugeriu a redação de carta de recomendação ao Governo Federal, para evitar que as injustiças cometidas contra os Guarani-Kaiowá permaneçam prejudicando as populações geração após geração, sem que nada se faça a respeito. Foram cinco sessões de audiência, onde as testemunhas relatarão os casos em suas línguas maternas.
Valdomiro Osvaldo Aquino, liderança da Panambizinho e membro do Conselho Aty Guasu, chamou a atenção de todos os presentes para os métodos que hoje são utilizadas contra os povos indígenas. “Antigamente nós éramos atacados apenas com armas, balas. Hoje o que se usam contra nós são palavras, papeis, documentos. É um sistema político que está nos prejudicando”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.