Apple mantém título de marca mais valiosa do mundo

As empresas de tecnologia dominam o ranking mais recentes da Interbrand que lista as marcas mais valiosas do mundo, e a Apple, pela segunda vez seguida, aparece à frente de todas. A companhia da maçã manteve seu lugar porque sua marca está avaliada em US$ 118,9 bilhões, uma alta de 21% em relação a 2013. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As empresas de tecnologia dominam o ranking mais recentes da Interbrand que lista as marcas mais valiosas do mundo, e a Apple, pela segunda vez seguida, aparece à frente de todas.

A companhia da maçã manteve seu lugar porque sua marca está avaliada em US$ 118,9 bilhões, uma alta de 21% em relação a 2013. O Google vem logo em seguida com uma avaliação de US$ 107,4 bilhões, crescimento de 15%. Ambas batem a Coca-Cola, que perdeu a liderança no ano passado para a Apple e não a recuperou mais.

Apesar de o Best Global Brands colocar a Apple na frente, uma outra listagem de respeito, a BrandZ, da Millward Brown, inverteu essas posições no começo do ano, colocando fim a um reinado de três anos da adversária.

Voltando ao trabalho da Interbrand, entre as dez primeiras do ranking ainda aparecem a IBM, que desde 2013 está na quarta posição, a Microsoft, que também segura seu lugar em quinta, e a Samsung, que subiu da oitava à sétima.

A categoria tecnologia é a mais cara da lista, com uma avaliação total de US$ 493,2 bilhões. Um de seus representantes, o Facebook, foi a empresa com maior crescimento entre 2013 e 2014: 86% que o fizeram saltar da 52ª à 29ª posição. Um analista afirmou ao New York Times que o Twitter também está próximo de entrar no BGB.

Por outro lado, a marca que mais declinou entre as 100 da lista é a de uma companhia de tech, a Nokia, com uma queda de 44% que a jogou do 57º ao 98º lugar, com avaliação em US$ 4,1 bilhões. A Nintendo foi outra com problemas, despencando 33%, também para US$ 4,1 bilhões, indo da 67ª posição à 100ª.

Conteúdos relacionados