Telefonia fixa tem reajuste de 0,5% para chamadas locais de longa distância

Foram publicados hoje (5) no Diário Oficial da União os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa, aprovados no último dia 31 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aumento varia de empresa para empresa, mas no geral ficará próximo de 0,5%. Clientes das operadoras Telefônica/Vivo, CTBC e Sercomtel terão as contas reajustadas em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram publicados hoje (5) no Diário Oficial da União os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa, aprovados no último dia 31 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aumento varia de empresa para empresa, mas no geral ficará próximo de 0,5%.

Clientes das operadoras Telefônica/Vivo, CTBC e Sercomtel terão as contas reajustadas em 0,568% para chamadas locais e de longa distância. O aumento dos planos da Telemar/Oi será 0,553%. No caso da Embratel, o reajuste, de 0,554%, abrange apenas as ligações de longa distância.

As novas tarifas foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012. Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de produtividade das operadoras, é compartilhado com os usuários, resultando na diminuição do índice de reajuste.

A Anatel informa que as concessionárias devem dar ampla divulgação aos novos valores em jornais de grande circulação 48 horas antes de cobrá-los.

Conteúdos relacionados