Segunda edição da revista Cultura em MS é lançada na próxima sexta-feira
A Fundação de Cultura (FCMS), lança na próxima sexta-feira (29), mais uma edição da revista Cultura em MS. O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h45. Criada em 2008, a publicação visa não só difundir os projetos e ações da área, mas também lançar a reflexão sobre temáticas relevantes em nossa identidade multicultural. “Chegamos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura (FCMS), lança na próxima sexta-feira (29), mais uma edição da revista Cultura em MS. O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h45.
Criada em 2008, a publicação visa não só difundir os projetos e ações da área, mas também lançar a reflexão sobre temáticas relevantes em nossa identidade multicultural. “Chegamos à sexta edição da publicação, que tem o desafio de estimular o debate e a reflexão acerca da formação identitária do sul-mato-grossense. A cada ano exploramos um tema abrangente, com uma grande reportagem, que se desenvolve a partir de muitas entrevistas e pesquisas, com detalhamento, riqueza de informação e forte apelo visual. A revista Cultura em MS é mais do que um mero informativo de ações, servindo ainda como referência para pesquisas”, resume o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
São 80 páginas que tratam de variados assuntos: ações de promoção e registro da cultura, artigo sobre gestão municipal, sugestões culturais, perfil do maestro Vitor Marques Diniz e de artistas da terra que estão em plena produção, além de matérias sobre: moda, comportamento e mercado; a arte de contar histórias; o centenário de três acontecimentos que marcaram a história regional; danças étnicas que caracterizam o Estado e iniciativas de valorização da cultura.
Há ainda uma entrevista com o casal de historiadores Valmir Corrêa e Lúcia Salsa, que desenvolveram forte ligação com a cultura e a história regionais, além de receitas de pratos típicos pelo chef Paulo Machado. A matéria de capa desta edição é voltada às culturas indígenas, temática essencial na formação identitária do Estado. Para tanto, a equipe de jornalistas pesquisou amplamente colhendo depoimento de indígenas e estudiosos da área.
“A presença e a força dessas culturas na formação de Mato Grosso do Sul, o segundo Estado com a maior população indígena do País, torna ainda mais indispensável nosso direito e nosso dever de conhecê-las e valorizá-las. Hoje, mais de 500 anos depois que os europeus chegaram a essas terras, dando novos rumos à formação deste mosaico de diversidade étnica chamado Brasil, ainda se desconhece muito da sociodiversidade nativa, que não é coisa do passado, mas realidade presente, instaurada desde sempre em nossa memória coletiva e também nas lembranças individuais”, sublinha Américo Calheiros.
A publicação tem formato magazine e preza, além da qualidade das informações, pelo conceito visual, explorando imagens de forma a contextualizar o leitor ao tema proposto em cada sessão. São 2 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente – parte no evento de sexta-feira e parte dirigida a instituições culturais e educacionais. A versão digital, em formato PDF, a partir do lançamento, estará disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br.
Serviço
Lançamento da 6ª edição da revista Cultura em MS
Data: sexta-feira (29)
Horário: 8h45
Local: Auditório da Governadoria, avenida do Poeta, s/n, Bloco 8, Parque dos Poderes, Campo Grande, MS.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.