Municípios afetados pela concessão de rodovias ganham prazo para envio de sugestões à ANTT
Os municípios de Mato Grosso do Sul que vão ser afetados pela 3ª Etapa das Concessão Rodoviárias Federais têm 15 dias para enviar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sugestões e propostas em relação ao projeto de obras previstas para as rodovias BR-163, BR-262 e BR-267. O prazo suplementar foi anunciado na tarde de […]
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Os municípios de Mato Grosso do Sul que vão ser afetados pela 3ª Etapa das Concessão Rodoviárias Federais têm 15 dias para enviar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sugestões e propostas em relação ao projeto de obras previstas para as rodovias BR-163, BR-262 e BR-267. O prazo suplementar foi anunciado na tarde de ontem (14) após reunião em Brasília com os prefeitos e o diretor geral da Agência, Jorge Luiz Macedo Bastos.
Na reunião foram discutidos os detalhamentos das obras a serem feitas nas rodovias no âmbito do Programa de Concessão de Rodovias Federais. Em Mato Grosso do Sul, 29 municípios que são cortados pelas BRs vão ser afetados. O prazo do contrato é 25 anos e estabelece metas como recuperação e manutenção de 1,4 mil quilômetros das rodovias.
Vários prefeitos expuseram as particularidades de seus municípios. Foram os casos de Coxim, Ribas do Rio Pardo e Eldorado. No caso de Coxim, o prefeito Aluzio São José cobrou a construção de acessos para facilitar a mobilidade dos caminhões boiadeiros. Segundo ele, o tráfego desses veículos é de grande movimento e o projeto atual dificultaria a entrada e saída dos caminhões às áreas rurais. Por sua vez, o prefeito Zé Cabelo, de Ribas do Rio Pardo, explicou que a passagem da BR-262 pelo perímetro urbano por meio de cruzamento em nível é muito perigoso e solicitou que essa passagem seja feita por meio de túnel subterrâneo. Já a prefeita Marta Araújo, de Eldorado, destacou a preocupação com a segurança no trânsito da BR-163 por conta da usina de álcool e açúcar que existe no município. “A duplicação da BR-163 será extraordinária para todo o nosso estado e acredito que para todos nós, prefeitos e prefeitas. Essa reunião foi fundamental porque, no caso do nosso município, precisamos que a ANTT contemple o acesso à usina, prevendo inclusive o intenso fluxo de grandes caminhões. Todas as obras e a sinalização desse trecho precisam estar adequadas a esse intenso fluxo”, explicou.
O deputado federal Vander Loubet (PT) disse que a reunião foi muito produtiva, já que todos puderam expor suas particularidades e tiveram o prazo para o envio de contribuições estendido. “Foi uma reunião necessária e muito produtiva. O projeto executivo das obras a serem feitas precisa receber as contribuições dos prefeitos já que vários municípios possuem particularidades que merecem ser contempladas”, destacou.
Participaram do encontro o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) além de 14 dos 20 prefeitos convidados: Márcio Faustino (Bandeirantes), Pedro Caravina (Bataguassu), Mário Valério (Caarapó), Alcides Bernal (Campo Grande), Aluizio São José (Coxim), Marta Araújo (Eldorado), Vaguinho Vilela (Jaraguari), Bel Rodrigues (Juti), Humberto Amaducci (Mundo Novo), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), Zé Cabelo (Ribas do Rio Pardo), Mário Kruger (Rio Verde de Mato Grosso), Adão Rolim (São Gabriel do Oeste) e Yuri Valeis (Sonora). O prefeito Léo Matos, de Naviraí, foi representado pelo vice-prefeito Jair dos Santos e o prefeito Ricardo Favaro, de Itaquiraí, também enviou representante.
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