Mercedes Benz nega problema com caminhão de R$ 390 mil e diz que cliente agrediu
As denúncias feitas pelo caminhoneiro Natalin Dal Moro contra a revenda da Mercedes Benz em Campo Grande foram respondidas pela montadora. Em nota oficial, a empresa garante que o cliente foi atendido ‘perfeitamente’. Natalin reclama que comprou um caminhão Actros 2646 6×4, de R$ 390 mil, e nunca ficou satisfeito com o veículo, que gastaria […]
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As denúncias feitas pelo caminhoneiro Natalin Dal Moro contra a revenda da Mercedes Benz em Campo Grande foram respondidas pela montadora. Em nota oficial, a empresa garante que o cliente foi atendido ‘perfeitamente’.
Natalin reclama que comprou um caminhão Actros 2646 6×4, de R$ 390 mil, e nunca ficou satisfeito com o veículo, que gastaria acima da média. A Mercedes Benz alega que sempre tentou resolver as queixas do consumidor, e garante que o mesmo teria se recusado a a voltar na concessionária, mesmo quando convidado, em virtude de ter supostamente agredido um vendedor e possuir uma dívida.
O empresário nega. Segundo o cliente, ele tem como provar com um áudio que na verdade familiares dele teriam sido ameaçados por um funcionário da Campo Grande Diesel verbal e fisicamente. A gravação foi feita no celular de Elisabete Dal Moro, esposa do consumidor.
O débito insinuado pela Mercedes Benz, segundo o consumidor, também é irreal, já que seria a concessionária quem possuiria saldo devedor de R$ 8 mil com ele. Além do Actros 2646 6×4 a família comprou outros cinco caminhões na mesma autorizada, com investimento que supera R$ 1 milhão.
O caminhoneiro conta ainda que não tem nenhum impedimento em comparecer na concessionária, uma vez que até pagou lá recentemente um boleto no valor de R$ 3 mil. A Mercedes Benz por sua vez alega que após várias revisões do veículo, e explicações mecânicas apresentadas pelo Centro de Competência Técnica da marca, Natalin teria ficado satisfeito e conformado com o desempenho de alto consumo de combustível no caminhão de R$ 380 mil.
Segundo a empresa, o consumidor desistiu de voltar à oficina autorizada para solucionar o problema que relatou.
O caminhoneiro relatou a reportagem que acha absurda a resposta da marca e informa que, assim como outros membros da sua família, nunca agrediu nenhum funcionário da Campo Grande Diesel.
Natalin discorda e continua questionamento, após três anos da aquisição, a média de consumo que o veículo mantém na estrada. A polêmica também foi divulgada em outros jornais de Mato Grosso do Sul e também em sites especializados em notícias para caminhoneiros.
“80% do mercado de pesados é Volvo e Scania ! Pra que arriscar ?? O Actros tem fama de beberrão mesmo, mas nesse caso, é o absurdo do absurdo! Até ameaças?? O que adianta a Mercedes investir milhoes em marketing, patrocinar Formula 1 e fazer isso com seu cliente que ainda é fiel a marca?? Ou era”, ironiza um dos comentários em um blog para caminhoneiros, escrito por Luciano Lopes.
Em outra postagem sobre a matéria, Cleberson Cavalheiro também reclamou do modelo de caminhão comprado por Natalin. “Tenho na minha frota um Actros 2546 Megaspace e como diz o ditado, se arrependimento matasse, eu estaria morto. O caminhão não pode ver posto de combustível – é alcoólatra. Já aconselhei muitos conhecidos a nem entrar em negociação para comprar esse caminhão. O meu caminhão também teve diversas intervenções por parte da fábrica na concessionária de Brasília”, lamenta.
Veja na íntegra a resposta da Mercedes Benz sobre o caso:
São Bernardo do Campo, 5 de dezembro de 2013.
Ao repórter Danilo Galvão, site Midiamax
Em atenção aos comentários do senhorNatalin Dal Moro, proprietário de um caminhão Actros2646 6×4, conforme entendimentos que vêm sendo realizados,desde dezembro de 2011, pela Central de Atendimento Mercedes-Benz,esclarecemos queem parceria com a rede de concessionários, temos realizado todos os esforços para atender às solicitações do cliente, no sentido de garantir a máxima performance do veículo.
Para tanto, a assistência técnica da fábrica sempre esteve presente para avaliação e geração do diagnóstico.
Tão logo tomamos conhecimento de sua insatisfação em 13 de dezembro de 2011, por meio de um “post”no site Reclame Aqui, a Mercedes-Benz entrou em contato imediatamente com o cliente, fornecendo atendimento e uma revisão completa do caminhão no Centro de Competência Técnica. Dessa forma, em 19 de setembro de 2012, o caso foi encerrado com a manifestação do senhorNatalin (motorista e proprietário), queinformou que o veículo Actrosestava com um bom consumo e se o mesmo tivesse qualquer nova necessidade, ele entraria em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente.
Nenhuma nova ocorrência existiu até que em 21 de janeiro de 2013, a senhora Maria Elisabete (esposa do senhor Natalin) registrouuma nova reclamação via Central de Atendimento Mercedes-Benz referente a prêmios que foram prometidos a ela na compra de dois novos caminhões Atego. Após contatos com a concessionária, informamos a cliente que os brindes estavam disponíveis para retirada na revenda, e dessa forma, o registro foi encerrado.
Em 12 de julho de 2013, a senhora Maria Elisabete fez um novo registro via Central de Atendimento ao Cliente e informou que o veículoActros estava consumindo muito combustível. Para verificação do aspecto técnico dessa reclamação, solicitamos à cliente levar o caminhão Actros à revenda mais próxima. No entanto, tendo em vista que o cliente senhor Nathalin encontra-se em débito com o concessionário local e que o mesmo se utilizou de caminhão com restrição judicial como pagamento de “entrada” em uma recente negociação comercial, o mesmo negou-se a atender tal pedido. Inclusive, a Central de Atendimento da Mercedes-Benz tentou, por diversas outras vezes, contato com o casal de clientes para reafirmar tal solicitação, porém os mesmos não mais atenderam às ligações.
Em 7 de outubro de 2013, o senhor Natalin ligou para a Central informando que “estava proibido de entrar no concessionário” Campo Grande Diesel,pois o mesmo teria agredido um vendedor que trabalha no local.
Diante da situação, solicitamos que o veículo fosse encaminhado a Dourados/MS, mas o cliente não aceitou. Dessa forma, prevaleceu a vontade do cliente, que juntamente com representantes da Assistência Técnica da Mercedes-Benz estiveram no concessionário em 29 de outubro de 2013. Na ocasião, o consultor técnico da Mercedes-Benz verificou que não há nenhuma falha técnica do produto, mas ele constatou que há falha na operação do caminhão, ou seja, o motorista não está conduzindo o veículo de forma ideal. Esse fator é responsável pelo aumento do consumo de diesel. Assim, o profissional da Mercedes-Benz, orientou o senhor Natalinsobre a forma adequada para dirigir o caminhão proporcionando melhor consumo de combustível. No entanto, infelizmente, o cliente não acatou as recomendações da fabricante e disse que nada mudará em sua forma de condução do veículo.
Em 25 de novembro de 2013, a senhora Patrícia (filha do senhor Natalin e da senhora Maria Elisabete) postou uma reclamação no site Reclame Aqui. Imediatamente, a senhora Patrícia recebeu uma ligação por parte da Central de Atendimento da Mercedes-Benz, solicitando a disponibilização do veículo para nova avaliação técnica, mas a mesma está irredutível, disse que aceita apenas a devolução do valor pago pelo veículo quando adquirido em 21 de dezembro de 2010.
A Mercedes-Benz considera que devido ao modelo do caminhão, tipo de implemento nele utilizado, tipo de carga transportada (grãos) e rota, o mesmo apresenta um bom funcionamento, e tem consumo de combustível adequado com média de 1,2 a 1,5 km/l. No entanto, tal relação de consumo de combustível pode melhorar ainda mais se seguida a orientação passada ao cliente senhor Natalin pelo Consultor Técnico.
Conforme relatado, a Mercedes-Benz tem feito todos os esforços para avaliar o veículo do cliente e atendê-lo da melhor forma. Em todas as oportunidades, verificamos que o veículo se encontrava em condição normal para utilização. Juntamente com a nossa Rede de Concessionários e a Central de Atendimento ao Cliente, estamos à disposição do senhor Natalin Dal Moro para quaisquer outras necessidades.
Ressaltamos o nosso comprometimento com a satisfação integral de nossos clientes e que sempre dedicamos todos esforços para solucionar qualquer inconveniente da formamais eficiente possível. Colocamos a nossa Central de Atendimento ao Cliente à disposição para eventuais dúvidas, telefone 0800 970 90 90 ou pelo site www.mercedes-benz.com.br.
Cordialmente,
Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
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