Governo da Colômbia e Farc conseguem novo acordo parcial no diálogo de paz
O governo da Colômbia e a guerrilha das Farc chegaram nesta quarta-feira a um acordo sobre a participação política, o segundo dos cinco pontos da agenda de diálogo da paz realizado em Havana, o que busca por fim a um conflito de meio século. “Chegamos a um acordo fundamental sobre o segundo ponto da agenda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Colômbia e a guerrilha das Farc chegaram nesta quarta-feira a um acordo sobre a participação política, o segundo dos cinco pontos da agenda de diálogo da paz realizado em Havana, o que busca por fim a um conflito de meio século.
“Chegamos a um acordo fundamental sobre o segundo ponto da agenda e o que acertamos aprofunda e fortalece nossa democracia”, assinala uma declaração conjunta lida pelo diplomata cubano Rodolfo Benítez, cujo país ;e o avalista, junto com a Noruega, das conversações de paz, iniciadas há quase um ano.
O acordo alcançado inclui garantias para a oposição política, medidas para impulsionar a participação cidadã e visa que, depois da assinatura do acordo final, se faça uma revisão do sistema eleitoral colombiano, afirmou, por sua parte, o diplomata norueguês Dag Mylander.
Depois da leitura do comunicado conjunto, estava previsto que os chefes das duas delegações conversarão com a imprensa.
Depois de encerrado esse segundo ponto, e depois de um recesso de dez dias, as duas partes iniciarão discussões sobre o terceiro ponto, sobre drogas ilícitas, no 17o. ciclo de negociações.
Os outros pontos pendentes são o abandono das armas e indenização das vítimas, além do mecanismo de referendo de um possível acordo que ponha fim ao conflito armado.
O governo de Juan Manuel Santos e os rebeldes alcançaram em maio um consenso sobre o primeiro ponto da agenda, o tema agrário, causa da disputa que levou à criação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 1964.
As duas partes decidiram na segunda-feira continuar sem pausa suas negociações de paz para concluir este acordo que na semana passada já foi anunciado como iminente.
O tema da participação política estabelece as pautas para que os guerrilheiros se incorporem ao sistema político colombiano depois que assinarem a paz e abandonarem as armas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.