Fornecedora da Apple é acusada de violar direitos trabalhistas
A Biel Crystal Manufactory, uma empresa de Hong Kong que fabrica telas para iPhones da Apple, está violando os direitos dos trabalhadores em suas fábricas chinesas, afirmou um grupo de ativistas de Hong Kong em um relatório. O documento da Associação de Estudantes e Acadêmicos contra a Má Conduta Corporativa (Sacom, na sigla em inglês) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Biel Crystal Manufactory, uma empresa de Hong Kong que fabrica telas para iPhones da Apple, está violando os direitos dos trabalhadores em suas fábricas chinesas, afirmou um grupo de ativistas de Hong Kong em um relatório.
O documento da Associação de Estudantes e Acadêmicos contra a Má Conduta Corporativa (Sacom, na sigla em inglês) disse que a Biel Crystal exige que seus funcionários trabalhem em turnos de 11 horas, sete dias por semana, com apenas um dia de folga a cada mês.
Os funcionários também são frequentemente feridos, não recebem compensação razoável e têm que assinar contratos em branco, disse o relatório. Pelo menos cinco trabalhadores da fábrica de Guangdong, na China, cometeram suicídio desde 2011, acrescentou o levantamento.
Não houve comentários imediatos da Biel Crystal sobre o relatório. Kitty Potter, uma porta-voz da Apple na Grande China, disse que a empresa norte-americana “investiga esses casos”.
“Nós insistimos que os nossos fornecedores ofereçam condições seguras de trabalho, tratem os trabalhadores com dignidade e respeito, e utilizem processos de fabricação ambientalmente responsáveis sempre que os produtos da Apple são feitos”, disse a Apple em um comunicado enviado à Reuters em resposta ao relatório da Sacom.
A Biel Crystal emprega mais de 60 mil trabalhadores, de acordo com o site da empresa, e tem duas fábricas, uma na província de Guangdong e outra em Shenzhen. Não ficou imediatamente claro por quanto tempo a Biel tem sido fornecedora da Apple.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Polícia Militar abre seleção interna para 692 praças e 73 oficiais em MS
Confira a relação de vagas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.