CREA comemora Dia da Adoção com palestra em Campo Grande

Para comemorar o Dia Nacional da Adoção, lembrado no dia 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaa-vida) realizará no sábado, a partir das 8 horas, no auditório do CREA/MS, o 1º Encontro de Apoio à Adoção, com o tema: Uma Família?! Eu quero!? As atividades do dia começam com uma apresentação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para comemorar o Dia Nacional da Adoção, lembrado no dia 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaa-vida) realizará no sábado, a partir das 8 horas, no auditório do CREA/MS, o 1º Encontro de Apoio à Adoção, com o tema: Uma Família?! Eu quero!?

As atividades do dia começam com uma apresentação cultural das crianças da Casa da Criança Peniel. A seguir, a juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande (VIJI), falará sobre Os Desafios da Adoção.

A segunda palestra será proferida pela psicóloga do Projeto Padrinho Rosa Pires Aquino, que mostrará como são executadas as ações do projeto.

Haverá ainda a exibição do vídeo “Uma Família?! Eu quero!?” e o lançamento do livro Família Coração, cuja autora é Maria Celéne de Figueiredo Nessimian.

Para se ter uma ideia da realidade da ação no país, dados de março de 2013 do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) apontam que no Brasil existem mais de 29 mil pretendentes à adoção para 5.464 crianças e adolescentes aptos a serem adotados. Destes 33% são da raça branca; 75% possuem irmãos e 21% possuem problemas de saúde. Cerca de 91% dos pretendentes desejam crianças brancas, 81% quer adotar somente uma criança e 32% só aceita a adoção se a criança for do sexo feminino.

Em Mato Grosso do Sul são 144 crianças inscritas no CNA, sendo 28 de Campo Grande e, ao todo, são 411 pretendentes à adoção. E, na tentativa de mudar essa realidade, os grupos de adoção, juízes das varas da infância, equipes multidisciplinares e voluntários promovem ações como esta.

A discussão sobre a importância da adoção é cada vez mais frequente e prova disso é o aumento na criação de grupos de apoio. O Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (Gaam) foi o primeiro de MS e nasceu na Comarca de Coxim, em 2002. Em nove anos de atuação, o grupo realizou várias ações em território sul-mato-grossense a fim de consolidar a iniciativa de apoio à adoção.

Fruto do sucesso dessas atividades, em 2008 foi criado o Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaa-Vida) em Campo Grande, com o intuito de tirar dúvidas e trocar experiências sobre adoção, promovendo a facilitação de acesso a informações para pessoas interessadas em adotar. Outras cidades sul-mato-grossense também possuem grupos de apoio.

Conteúdos relacionados