Após morte de índio, Joaquim Barbosa manda juiz a MS para buscar solução de conflito
O juiz já está na Capital e, às 14 horas desta sexta-feira, participa de reunião no tribunal para definir as primeiras ações no sentido de apaziguar o conflito.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O juiz já está na Capital e, às 14 horas desta sexta-feira, participa de reunião no tribunal para definir as primeiras ações no sentido de apaziguar o conflito.
Após a morte do índio terena Oziel Gabriel, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, mandou o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, Rodrigo Rigamonte, a Campo Grande para acompanhar de perto o conflito entre indígenas e fazendeiros da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.
A decisão saiu após conversa do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), Joenildo de Souza Chaves, com o ministro Joaquim Barbosa. O juiz já está na Capital e, às 14 horas desta sexta-feira (31), participará de reunião no tribunal para definir as primeiras ações no sentido de apaziguar o conflito.
Representando a Assembleia Legislativa, participará do encontro o deputado estadual Pedro Kemp (PT). Segundo ele, “o CNJ entrará na jogada para ajudar na interlocução com o Governo Federal”.
Na reunião, o petista levará algumas sugestões para resolver o impasse. As propostas saíram de várias audiências realizadas nos últimos anos. “Vamos levar sugestões de indenizações, para aproveitar áreas devolutas e incluir emenda no orçamento geral da União para patrocinar as indenizações”, citou.
Preocupado com a situação em Mato Grosso do Sul, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, determinou, em abril passado, a reativação do Fórum de Assuntos Fundiários e da Comissão Especial sobre a situação Indígena de Mato Grosso do Sul.
Até o dia 31 de julho a comissão deverá apresentar um relatório completo da situação no Estado e propor soluções. A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 24 de junho.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.