UFMS vai à escola no Pantanal

O programa A UFMS vai à escola estará visitando a Escola Pantaneira Cyriaco da Costa Rondon neste final de semana, para atender alunos, familiares e funcionários das fazendas envolventes. Com uma ação preventiva e curativa em ações médico-odontológicas, a equipe multidisciplinar sairá de Campo Grabde na sexta-feira (25) às 11h30min da UFMS, retornando somente no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O programa A UFMS vai à escola estará visitando a Escola Pantaneira Cyriaco da Costa Rondon neste final de semana, para atender alunos, familiares e funcionários das fazendas envolventes. Com uma ação preventiva e curativa em ações médico-odontológicas, a equipe multidisciplinar sairá de Campo Grabde na sexta-feira (25) às 11h30min da UFMS, retornando somente no domingo (27).

O programa

Apresentando uma proposta de enriquecer a formação acadêmica e colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o programa existe desde 1999 e promove o encontro do conhecimento acadêmico e o conhecimento popular, acreditando que essa troca de experiência oportunizará a futura atuação dos profissionais e confirmará o compromisso social da Universidade pública com a comunidade,

Dentre suas ações, A UFMS vai à Escola oferece assistência médica, odontológica, jurídica, apoio tecnológico, geração de renda, educação ambiental e profissional e proporciona atividades culturais à população, em escolas, aldeias e assentamentos, contribuindo assim na formação do jovem e toda a sua família, conscientizando-os quanto aos valores de uma vida saudável e produtiva, fortalecendo a construção de um país mais justo e participativo. Participam do programa, acadêmicos de todos os cursos da UFMS, de outras instituições e também da comunidade civil.

A Escola Pantaneira

A enorme dimensão territorial do Pantanal – um terço do estado de Mato Grosso do Sul – a grande distância entre as propriedades, a falta de estradas, a dinâmica das águas (que impossibilita o trânsito entre as fazendas em praticamente metade do ano), são os principais fatores que contextualiza a educação das crianças pantaneiras. Com um ciclo das águas determinante para a vida de seres Humanos, animais e plantas, de novembro a abril, os rios da região alagam grande parte dos campos e transforma a planície num imenso mar de água doce. Visando garantir a permanência das crianças na escola, a prefeitura Municipal de Aquidauana MS, uniu forças com os fazendeiros e criaram a Escola Pantaneira. Atualmente, as extensões e pólos de educação nas fazendas pantaneiras atendem aproximadamente 260 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Conteúdos relacionados