Superávit brasileiro com Argentina sobe 42% em 2011
A consultoria econômica Abeceb, de Buenos Aires, anunciou nesta terça-feira que o Brasil teve um superávit comercial de 5,803 bilhões de dólares com a Argentina em 2011, 42% a mais que o saldo apurado no ano anterior. O superávit no ano passado a favor do país foi resultado de exportações de 22,708 bilhões de dólares de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A consultoria econômica Abeceb, de Buenos Aires, anunciou nesta terça-feira que o Brasil teve um superávit comercial de 5,803 bilhões de dólares com a Argentina em 2011, 42% a mais que o saldo apurado no ano anterior.
O superávit no ano passado a favor do país foi resultado de exportações de 22,708 bilhões de dólares de produtos “Made in Brazil” ao mercado argentino e de importações de 16,905 bilhões de dólares de mercadorias do parceiro de Mercosul.
Os dados da balança indicam que os embarques para a Argentina aumentaram 22,6% em relação a 2010, enquanto as vendas argentinas ao país em 2011 cresceram 17,1% na mesma base de comparação. O comércio bilateral – somatória das transações – ao longo do ano passado registrou acréscimo de 20%. Só em dezembro, segundo a Abeceb, o volume transacionado foi de 3,116 bilhões de dólares.
De acordo com dados do Instituto de Estatísticas e Censos (Indec) da Argentina relativos ao período de janeiro e novembro de 2011 – o consolidado anual ainda não foi fechado –, as exportações argentinas ao vizinho são compostos por produtos da indústria automotiva, cereais, químicos e combustíveis. As importações provenientes do Brasil, entretanto, são mais diversificadas, baseadas em bens de capital, bens intermediários, carros, bens de consumo, etc.
Para o economista-chefe da Abeceb, Mario Lamothe, em entrevista ao jornal argentino La Nación, o déficit comercial com o “Brasil chegou para ficar” graças ao maior dinamismo das exportações nacionais. O economista também citou a crise financeira nos Estados Unidos e na Europa como fator para o crescimento do comércio entre os países do Mercosul, pois as importações argentinas antes provenientes desses mercados, agora focam no Brasil.
Nos últimos nove anos, o Brasil acumula um superávit de 29,02 bilhões de dólares com seu sócio do Mercosul. A Argentina, por sua vez, acumula crescente déficit com o mercado brasileiro desde maio 2003, pois o último período superavitário argentino ocorreu entre 1994 e 2002.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dois são presos em Campo Grande em Operação de Goiás contra o tráfico interestadual de drogas
São cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 30 de busca e apreensão domiciliar em três Estados.
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.