Reaberto o cadastramento de entidades para eleição dos Conselhos Regionais

O cadastramento de entidades no Sistema Municipal de Planejamento (SMP), condição para a participação das eleições dos Conselhos Regionais, foi reaberto devido à grande procura, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação da comunidade. Com a nova data ficando para o próximo dia 7 de maio, o prazo para a candidatura também foi […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O cadastramento de entidades no Sistema Municipal de Planejamento (SMP), condição para a participação das eleições dos Conselhos Regionais, foi reaberto devido à grande procura, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação da comunidade. Com a nova data ficando para o próximo dia 7 de maio, o prazo para a candidatura também foi prorrogado para o dia 11 de maio.

Os Conselhos Regionais são compostos por representantes de entidades legalmente constituídas, com atuação e sede em Campo Grande, sendo suas principais funções: discutir as prioridades de obras e serviços e acompanhar a aplicação do Plano Diretor.

“A inscrição no SMP é voluntária. No entanto, vale destacar a importância deste cadastro, pois trata-se de uma ferramenta do poder público para conhecer as necessidades dos bairros e dos grupos que essas entidades representam. É um canal onde a comunidade sinaliza quais são as melhorias necessárias para a região. A melhor forma de ser democrático é organizando a comunidade, e esse é o objetivo do SMP”, explicou Ana Maria Pinto Benites, da Divisão de Assuntos Estratégicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).

Para o tesoureiro da Associação de Moradores dos Bairros Santa Carmélia e Manoel Taveira, Ricardo Mendes, a participação da entidade no SMP e nos Conselhos Regionais é muito importante, pois aumenta o diálogo e possibilita que os líderes comunitários conheçam o que pode ser feito para melhorar a comunidade. “Nossa associação já tem mais de 20 anos de trabalho. E isso nos possibilita cobrar do poder público o que nós precisamos”.

Por volta de 150 entidades já procuraram o Planurb para se regularizar e participar da eleição, que acontecerá no dia 27 de maio, em cada uma das sete regiões urbanas, simultaneamente, das 8h às 12h

Para conhecer os editais com os detalhes sobre o processo eleitoral acesse o site http://www.capital.ms.gov.br/planurb, clique em “Conselhos Regionais” e em “Eleições 2012”.

Entidades que podem se cadastrar no SMP:

– Associações Desportivas;

– Associações de Moradores;

– Associações de Mulheres;

– Associações de Pais e Mestres (APM);

– Centros Comunitários;

– Clubes de Mães;

– Comissões de Representações;

– Conselhos Comunitários de Segurança;

– Conselhos de Classe;

– Conselhos Locais de Saúde;

– Entidades de Assistência Social;

– Grêmios Recreativos;

– Igrejas; – ONGS;

– Sindicatos, dentre outras.

Documentação necessária para o cadastramento:

– Estatuto da entidade ou documento similar registrado em cartório;

– Ata de eleição e posse da diretoria;

– RG do representante legal;

– Comprovante de endereço do dirigente ou representante legal da entidade.

Conteúdos relacionados