Presidente da Colômbia diz que há condições para paz com as Farc

As condições estão dadas para que a negociação de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha Farc seja um sucesso, disse na sexta-feira o presidente Juan Manuel Santos, a menos de duas semanas do início, na Noruega, da primeira tentativa de encerrar o conflito armado desde 2002. A mesa de negociações, que acontece […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As condições estão dadas para que a negociação de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha Farc seja um sucesso, disse na sexta-feira o presidente Juan Manuel Santos, a menos de duas semanas do início, na Noruega, da primeira tentativa de encerrar o conflito armado desde 2002.

A mesa de negociações, que acontece após uma forte ofensiva militar do governo de Santos na qual morreram os principais líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), começa em 8 de outubro em Oslo.

“Realmente acredito que estão dadas as condições. Se há vontade das duas partes, podemos chegar a um acordo para pôr fim ao conflito. De nossa parte, essa vontade está presente”, disse Santos em um programa de rádio da Presidência.

A luta interna deixou milhares de mortos ao longo de quase cinco décadas e afetou profundamente tanto a sociedade como a economia do país andino, que atualmente vive com altas taxas de expansão e investimento.

Conteúdos relacionados