Paraguai protesta contra suspensão no Mercosul
O Paraguai disse neste sábado que apresentou um protesto formal contra a decisão do Mercosul de suspender o país após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, no fim de junho, e de logo incorporar como sócio pleno do bloco a Venezuela. O governo do presidente Federico Franco, que assumiu em substituição a Lugo após o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Paraguai disse neste sábado que apresentou um protesto formal contra a decisão do Mercosul de suspender o país após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, no fim de junho, e de logo incorporar como sócio pleno do bloco a Venezuela.
O governo do presidente Federico Franco, que assumiu em substituição a Lugo após o rápido julgamento que o tirou do poder, disse que o protesto ocorre devido “as graves arbitrariedades cometidas contra ele”. “Tem por objetivo deixar clara a posição da República do Paraguai, sem prejuízo de recursos ou outras vias para a resolução da controvérsia que surgiu”, disse o governo paraguaio em um comunicado.
A nota de protesto em que o Paraguai “se reserva o direito de exigir uma indenização pelos danos morais causados” e pede “compensação por danos que foram causados” é dirigida aos Governos da Argentina, Brasil e Uruguai.
Franco disse em várias ocasiões que estava analisando a possibilidade de levar o caso ao Tribunal Internacional de Haia, mas também advertiu que era um processo longo e caro e que a decisão seria conhecida muito tempo depois de deixar a presidência em agosto 2013. O presidente também negou que irá tomar a decisão de deixar o bloco.
O Paraguai era o único país cujo Congresso se negava a aprovar a entrada da Venezuela apesar dos esforços de Lugo para isso.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
BR-163 tem oito trechos interditados para obras nesta quinta-feira; confira
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.