Otan condena Síria por abater avião militar turco
Os Estados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) consideraram inaceitável a derrubada de um avião militar turco pela Síria, mas não fizeram qualquer ameaça de resposta militar, nesta terça-feira. O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse, após uma reunião de emergência de embaixadores dos 28 Estados membros da aliança em Bruxelas, que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Estados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) consideraram inaceitável a derrubada de um avião militar turco pela Síria, mas não fizeram qualquer ameaça de resposta militar, nesta terça-feira.
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse, após uma reunião de emergência de embaixadores dos 28 Estados membros da aliança em Bruxelas, que a Turquia tinha o apoio de todos os seus aliados.
“A segurança da aliança é indivisível, nós ficamos junto com a Turquia em um espírito de forte solidariedade”, disse Rasmussen. “Nós consideramos este ato inaceitável e o condenamos nos termos mais duros”.
O governo turco convocou a reunião da Conselho do Atlântico Norte da Otan para discutir o incidente, que foi descrito como um ato de agressão. O governo sírio disse que abateu a aeronave por defesa própria, após este ter invadido o espaço aéreo sírio.
A reunião foi apenas a segunda vez nos 63 anos de história da Otan que membros recorreram ao Artigo 4 de seu tratado, que prevê consultas quando algum Estado membro sente que a integridade de seu território, independência política ou segurança estão ameaçados.
Ao mesmo tempo em que declarou apoio a um de seus membros, a aliança tenta abordar a questão com cuidado, preocupada em agravar um conflito que os governos ocidentais estão relutantes em se unir militarmente por medo de uma guerra sectária na região.
“Há muito pouco apetite da aliança em assumir o que chamamos de uma guerra discricionária”, disse Clara Marina O’Donnell, analista do Instituto Brookings, em Washington.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Provas de processo seletivo para estagiários e residentes do MPMS acontecem no domingo
Candidatos podem consultar os locais de prova no site oficial da Fapec
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.