ONU denuncia contrabando de armas entre Líbano e Síria
Armas são contrabandeadas entre o Líbano e a Síria, onde a oposição e o regime do ditador Bashar al Assad estão em confronto desde março de 2011, denunciou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. A Síria tem dito repetidamente que armas estão sendo contrabandeadas do Líbano e de outros países para armar rebeldes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Armas são contrabandeadas entre o Líbano e a Síria, onde a oposição e o regime do ditador Bashar al Assad estão em confronto desde março de 2011, denunciou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira.
A Síria tem dito repetidamente que armas estão sendo contrabandeadas do Líbano e de outros países para armar rebeldes que lutam contra Assad. Diplomatas ocidentais e autoridades da ONU alegam que embora os rebeldes tenham recebido algumas armas, eles permanecem severamente desarmados.
Ativistas relatam que pelo menos dez pessoas morreram nos confrontos pelo país nesta terça-feira. O mediador internacional, Kofi Annan, a Cruz Vermelha e a Liga Árabe advertiram que o país passará por uma guerra civil caso o plano de paz da ONU não seja respeitado.
“Com base nas informações que temos, há razões para acreditar que há um fluxo de armas em ambos os caminhos, do Líbano para a Síria e da Síria para o Líbano”, disse Terje Roed-Larsen, o enviado especial da ONU para implementação de uma resolução do Conselho de Segurança que exige o desarmamento da milícia libanesa.
“Não temos observadores independentes para isso, mas estamos baseando nosso relatório nas informações que estamos recebendo de uma variedade de fontes”, ele disse a repórteres após discursar para o conselho formado por 15 países.
De acordo com observações de Roed-Larsen, ele disse ao conselho que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, citou às autoridades libanesas a questão da transferência de armas na fronteira durante uma visita recente a Beirute, pedindo que o país intensifique o controle fronteiriço.
Autoridades libanesas apreenderam 60.000 cartuchos de munição escondidos em dois carros em um navio cargueiro italiano atracado no porto de Trípoli, norte do Líbano. Trípoli, uma cidade majoritariamente sunita, tem visto protestos regulares em apoio à revolta contra Assad.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.