Número de beneficiados por auxílio-doença aumenta mais de 10% em 2011
Com o aumento de benefícios, a ideia é que o próprio médico-assistente se cadastre junto ao órgão e preencha um atestado digitalizado no site da previdência para que o beneficiário tenha direito ao auxílio-doença.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o aumento de benefícios, a ideia é que o próprio médico-assistente se cadastre junto ao órgão e preencha um atestado digitalizado no site da previdência para que o beneficiário tenha direito ao auxílio-doença.
O número de concessão de benefícios por incapacidade, o chamado auxílio-doença cresceu 13% em 2011 se comparado ao ano anterior. Em 2010, a previdência concedeu 38.557 benefícios de auxílios-doença no Estado e no ano seguinte o número saltou para 43.635.
Em valores o crescimento chega a 17%. Enquanto que em 2010 o valor gasto pela previdência com o benefício foi de R$ 21,419 milhões, no ano passado este valor subiu para R$ 25,082 milhões.
Segundo o chefe de serviço de benefícios do INSS (Instituto Nacional de Serviço Social), Nivaldo Zuardi, com esse aumento de pedidos e concessão de benefícios da previdência foi preciso pensar uma nova fórmula para melhorar o atendimento.
“Existe uma demanda de pedidos muito grande de benefícios por incapacidade. A quantidade de médicos peritos no país [4.600] é muito inferior a esta demanda”, ressalta.
Por isso, um projeto piloto do governo federal, que inicialmente vai ser implementado em cinco cidades do Rio Grande do Sul, pretende facilitar esses pedidos. A ideia é que o próprio médico-assistente se cadastre junto ao órgão e preencha um atestado digitalizado no site da previdência para que o beneficiário tenha direito ao auxílio-doença.
Para receber o benefício por este meio simplificado, o beneficiário terá que preencher alguns requisitos, como: ter pelo menos 24 meses de contribuição ininterruptos para a previdência até a data do pedido e o tempo de afastamento indicado pelo médico-assistente não poderá ultrapassar 60 dias.
A mudança que deve entrar em vigor em todo o país apenas em 2013 anima funcionários e contribuintes. Para Zuardi as mudanças devem facilitar a vida de todos. “Facilita para as pessoas que vão receber seus benefícios num período mais curto e facilita para os funcionários que vão ter menos demanda nas agências, podendo agilizar outros trabalhos”.
Zuardi pontua que 75% dos benefícios requeridos nas agências são por incapacidade, ou seja, dependem de perícia médica. Com o novo processo, esse número, com certeza, cairia.
Atualmente, o chefe de serviço de benefícios do INSS explica que o órgão leva em média 9 dias para fazer a perícia médica agenda pelo telefone 135. Depois, se deferido, o contribuinte espera mais cerca de 12 a 20 dias para começar a receber o benefício. “Todo o processo [entre agendamento, perícia e início do pagemto do benefício] não leva mais que um mês para finalizar. Mas, quem precisa tem pressa”.
Auxílio-doença
Para requerer o benefício, é preciso agendar o atendimento pelo portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pela Central 135
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.