Merkel busca articular coalizão de governo após derrotas eleitorais
A chanceler alemã, Angela Merkel, reúne-se nesta segunda-feira com seus parceiros de governo para tentar acalmar a coalizão após uma sequência de derrotas eleitorais da base aliada e a repercussão de rumores sobre uma profunda reestruturação da zona do euro. A reunião com os líderes da União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, e do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chanceler alemã, Angela Merkel, reúne-se nesta segunda-feira com seus parceiros de governo para tentar acalmar a coalizão após uma sequência de derrotas eleitorais da base aliada e a repercussão de rumores sobre uma profunda reestruturação da zona do euro.
A reunião com os líderes da União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, e do Partido Liberal (FDP), Philipp Rösler, ocorre dois dias após um encontro da chefe do governo alemão com delegados locais da União Democrata-Cristã (CDU) – seu partido -, também para transmitir tranquilidade.
Em paralelo às reuniões “entre amigos”, se sucedem negociações de sua equipe de governo com a oposição de parlamentares sociais-democratas e verdes – Merkel precisa do apoio deles para a ratificação do pacto fiscal europeu, assim como os preparativos para a seguinte cúpula da UE.
O primeiro dos encontros é nesta segunda-feira com o presidente da Comissão Europeia – órgão executivo da União Europeia (UE) -, José Manuel Durão Barroso, que será recebido pela governante alemã para uma reunião dita de rotina. Não estão previstas declarações à imprensa.
Barroso esteve com a chanceler na semana passada, durante o encontro do Conselho do Báltico. A reunião desta segunda-feira foi anunciada em Berlim como meramente “preparatória” para a cúpula de junho.
Segundo o jornal “Welt am Sonntag”, Barroso é um dos quatro máximos representantes de instituições europeias encarregados de elaborar um plano para a reestruturação da zona do euro. Os outros três são o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy; o do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi; e o chefe do Eurogrupo (fórum de ministros de Finanças do bloco), Jean-Claude Juncker.
Este quarteto teria recebido na última cúpula informal dos líderes da UE, no dia 23 de maio passado, a incumbência de elaborar um plano de fuga para a zona do euro, que afetaria “todos os níveis” do bloco.
Conforme indica o “Welt am Sonntag”, Van Rompuy, Barroso, Junker e Draghi trabalham sobre quatro pontos básicos: reformas estruturais, união bancária, união fiscal e união política. A resultante deve ser um plano concentrado em impulsionar o crescimento, e não somente a austeridade.
O BCE deverá estar preparado para agir mais decididamente e se dotar de mecanismos de supervisão sobre o conjunto do setor bancário para, assim, facilitar a criação de um fundo de resgate aos bancos, questão até agora rejeitada por Merkel.
Em sua reunião na sede da CDU, a chanceler já demonstrou neste sábado disposição a modificar pelo menos uma das fórmulas que até agora seu governo rejeitava, que é a implantação de uma taxa sobre as transações financeiras.
A implantação dessa taxa é uma condição da oposição social-democrata-verde para apoiar o pacto fiscal europeu, que na Alemanha precisa da aprovação por dois terços das câmaras baixa e alta do Legislativo (Bundestag e Bundesrat, respectivamente).
Merkel persiste, por outro lado, na rejeição frontal à emissão dos eurobônus reivindicados por alguns de seus aliados, especialmente o presidente francês, François Hollande.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.