Inaugurada escultura em homenagem a cultura indígena
A estátua tem três metros de altura e foi confeccionada com resina, sílica e dalomita. Ela contará ainda com uma placa de identificação em bronze e iluminação ornamental.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A estátua tem três metros de altura e foi confeccionada com resina, sílica e dalomita. Ela contará ainda com uma placa de identificação em bronze e iluminação ornamental.
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10), na Praça Oshiro Takemori, a escultura “Índia Terena”. O monumento é uma homenagem a cultura indígena e está localizado em frente à praça onde, aproximadamente, 60 mulheres indígenas comercializam vários produtos regionais.
A escultura feita pelo artista plástico Arnor Mendes foi inspirada nas bonecas da artista plástica Indiana Marques. Arnor trabalha com artesanato há 30 anos e conta que sente-se feliz em poder retratar e divulgar o trabalho de outros artistas. Entre os trabalhos de Arnor em Campo Grande estão as esculturas do Papa João Paulo II e do Cavalheiro Guaicuru, no Parque das Nações Indígenas.
Indiana Marques relata que a escultura foi inspirada nas mulheres indígenas que carregam os produtos que comercializam por meio de bacias sobre a cabeça. “A peça retrata o trabalho e o valor delas no solo sul-mato-grossense”.
A presidente da Associação dos Feirantes Indígenas, Marileide Francisco, lembra que a feira é de extrema importância para os indígenas e é repassada de geração em geração. Ela acredita que a estátua valoriza a cidade e também a cultura indígena.
Durante a inauguração o governador André Puccinelli (PMDB) sugeriu a criação de uma fonte igual a Fontana di Trevi, na Itália, onde pessoas alimentam um folclore secular de jogar moedas e fazer pedidos. Puccinelli explicou que as moedas serão recolhidas e revertidas para as associações indígenas.
A estátua tem três metros de altura e foi confeccionada com resina, sílica e dalomita. Ela contará ainda com uma placa de identificação em bronze e iluminação ornamental. A obra custou R$ 30 mil e foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.