Frio antecipado preocupa produtores do sul do estado

O frio que chegou ao Mato Grosso do Sul neste início de maio preocupa os produtores da região sul do estado. Segundo Christiano da Silva Bortolotto, presidente do Sindicato Rural de Amambai e vice-presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) o frio ainda não prejudicou o milho safrinha, mas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O frio que chegou ao Mato Grosso do Sul neste início de maio preocupa os produtores da região sul do estado. Segundo Christiano da Silva Bortolotto, presidente do Sindicato Rural de Amambai e vice-presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) o frio ainda não prejudicou o milho safrinha, mas a situação é preocupante já que o frio veio muito antes do esperado.

“Por enquanto não prejudicou a plantação do milho safrinha. Mas a preocupação é grande já que o frio veio muito cedo. Com o frio o milho para de crescer”, explica o produtor.

O vice-presidente da Aprosoja/MS disse ainda que se vier uma geada neste mês de maio os prejuízos vão ser enormes. “Se vier geada em maio é tragédia”, disse. Já que boa parte da plantação está em fase de granação e precisa de calor para se desenvolver.

Bortolloto disse que a maior parte da plantação está em fase de granação, mas há plantações em fase de crescimento e também pendoamento. Segundo ele, para o milho se desenvolver bem é preciso, que pelo menos 40 dias, não tenha geada no estado.

Sem ter o que fazer contra o tempo, o produtor diz: agora é só rezar.

Nesta quarta-feira (2), a previsão é que faça sol em todo o Estado com pouca nebulosidade durante a manhã e a tarde. A nebulosidade aumenta à noite, mas sem chuvas.

A umidade relativa ficará baixa na região sudoeste do Estado com índices em torno de 25% a 30%, demais regiões a média será de 40%. Temperatura mínima de 14°C e máxima de 25°C na Capital.

Na quinta-feira (3), sol durante todo o dia em Mato Grosso do Sul. As temperaturas permanecerão baixas, principalmente no sul do Estado. A sensação de frio ficará maior devido ao vento.

A umidade relativa estará em torno de 50%. Na capital, friozinho pela manhã e à noite. No período da tarde temperatura máxima de 30°C.

A semana fecha sem chuvas. Sensação de frio pela manhã com mínimas de 13°C em Bela Vista e cidades circunvizinhas na sexta-feira (4). A temperatura aumenta no decorrer do dia e a máxima poderá chegar a 33°C na região do bolsão, região pantaneira e região central.

A umidade relativa ficará ao redor dos 55%, exceto Porto Murtinho que deverá registrar a menor umidade, em torno de 38%.

Conteúdos relacionados