Chef ensina três drinques preparados com vodca para a virada do ano

Há quem só pense em champanhe e espumante para o réveillon. São fotos e mais fotos de garrafas explodindo, aquelas taças compridas fazendo tim-tim. Mas é claro que ninguém fica a noite inteira nas bolhinhas, até porque uma boa festa de virada merece drinques de várias fontes.  E a versatilidade da vodca — não à […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Há quem só pense em champanhe e espumante para o réveillon. São fotos e mais fotos de garrafas explodindo, aquelas taças compridas fazendo tim-tim. Mas é claro que ninguém fica a noite inteira nas bolhinhas, até porque uma boa festa de virada merece drinques de várias fontes.

 E a versatilidade da vodca — não à toa, o destilado mais consumido no mundo — é uma boa pedida para celebrar a chegada de 2013. Murilo Marques tem um cargo de nome pomposo: ele é embaixador das marcas da Diageo, empresa que atua somente no ramo de bebidas alcoólicas de luxo. O trabalho dele?

Repassar os conhecimentos que adquiriu com suas experiências em hotelaria e gastronomia aos consumidores interessados em descobrir o que existe por trás dos destilados premium. Sua primeira formação foi a engenharia, mas, ainda na faculdade, envolveu-se com a vida noturna, organizando eventos. “Larguei a engenharia e fui trabalhar no ramo hoteleiro. Com isso, cheguei à gastronomia e acabei me formando nos três cursos.”

Mudou-se para a Europa, onde morou por 10 anos, e trabalhou em diversos estabelecimentos cinco estrelas. Em muitos deles, foi gerente de alimentos e bebidas. “Isso me tornava sommelier e bartender. Auxiliei diversos chefs internacionais em jantares harmonizados com vinhos, coquetéis e vodcas. Foi quando surgiu a oportunidade de voltar ao Brasil como embaixador.”

Passou por Brasília para lançar um novo sabor da vodca Cîroc e garantiu que a conhecida bebida é capaz de causar novas sensações em diversos pratos. “Por ser um destilado neutro, ela ajuda na culinária não só como acompanhamento, mas também no preparo dos alimentos”, ensina. Para Murilo, os melhores pratos para harmonizar com vodca são caviar, ostras, frutos do mar e sushi. Naturalmente suave, a bebida permite a adição de sabores que podem fazer a diferença nos drinques.

“O que deve ser buscado, em primeiro lugar, é uma vodca de boa qualidade. Depois, ir atrás dos aromas que sobressaiam o sabor dela, para encontrar as notas que estão por trás do líquido.” O embaixador afirma que o consumidor brasileiro, cada vez mais, sabe discernir um destilado de boa qualidade.

Ingredientes 50ml de Cîroc Peach 50ml de suco de grapefruit branco 25ml de suco de cranberry 20ml de suco de limão siciliano 20ml de xarope de açúcar 20ml de clara de ovo Uma fatia de grapefruit Modo de preparo Em uma coqueteleira, adicione 50ml de vodca de pêssego, 50ml suco de grapefruit branco, 25ml de suco de cranberry, 20ml suco de limão siciliano, 20ml de xarope de açúcar e 20ml de clara de ovo.

 Acrescente o gelo e agite bem. Em seguida, faça a crosta de açúcar demerara na borda do copo e adicione algumas pedras de gelo. Use uma coagem fina para despejar o drinque sobre o copo crostado. Finalize com duas fatias finas de grapefruit como decoração

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados